Duas centenas de crianças participam na Operação Férias Activas

ouvir notícia

Duas centenas de crianças do 1.º e 2.º ciclo do concelho de Castro Marim participam, até ao início do mês de setembro, na segunda edição da Operação Férias Activas que a câmara a municipal organiza durante o período das férias letivas de verão.

Esta ação, que decorre desde o mês de junho, desenrola-se em espaços tão diferentes como a Biblioteca Municipal, o Pavilhão e a Piscina Municipal, a Casa da Música, a Companhia das Culturas (em São Bartolomeu do Sul) e a Marina de Vila Real de Santo António.

Nesta segunda edição das Férias Activas, as crianças desenvolvem um naipe diversificado de atividades sociais, culturais e recreativas, que integram a realização de jogos desportivos (futebol, basquetebol, voleibol), onde a componente ludico-pedagógica está subjacente.

- Publicidade -

Na Biblioteca Municipal participam nos ateliês de artes plásticas e de reciclagem, num workshop de banda desenhada, no teatro de fantoches, nas sessões de contos, com contadores de histórias, e assistem a sessões de cinema, atividades que contribuem para o desenvolvimento das capacidades cognitivas.

Na Piscina Municipal praticam natação, hidróginástica e jogos de água. Com o apoio da Associação Naval do Guadiana, na Marina de Vila Real de Santo António, experimentam os encantos da vela. Na Quinta do Vale, descobrem o gosto pelo golfe. Na Companhia das Culturas, em São Bartolomeu do Sul, os alunos tomam contacto com o mundo rural, através do desenvolvimento de actividades ligadas à agricultura e à pecuária, produzindo pão, queijo e doçaria. Nas artes e na música desenvolvem a expressão dramática e despertam para o mundo dos sons, na Escola de Música da Banda Musical Castromarinense.

Ao longo da semana, as 200 crianças participantes nas Férias Activas deslocam-se até à praia de Alagoa/Altura, onde participam no programa de animação de praia, organizado pela autarquia.

Neste projeto Férias Activas, no qual estão envolvidas duas dezenas de pessoas entre técnicos e monitores, a Câmara Municipal tem por finalidade garantir a ocupação saudável dos tempos livres das crianças, no sentido de quebrar rotinas, como forma de prevenir situações de abandono escolar, propiciando-lhes um desenvolvimento harmonioso e um equilíbrio físico e social.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.