Duas equipas da Universidade de Coimbra campeãs do mundo em robótica

ouvir notícia

 Duas equipas de alunos da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) sagraram-se campeãs do mundo em robótica nas categorias de Busca e Salvamento e Dança, anunciou a instituição.

As equipas JESS.isr.uc.pt e RescueB.deec.uc.pt, constituídas por alunos da FCTUC e de escolas secundárias da região, foram Campeãs do Mundo nas modalidades de Rescue B e Dance, no RoboCup Júnior 2010 – Campeonato do Mundo de Robótica, que terminou na sexta feira em Singapura.

Segundo uma nota de imprensa da instituição, a prova de Rescue B, uma estreia no RoboCup, pretende simular uma situação real de busca e salvamento e consistiu na utilização de um robô para percorrer um labirinto e encontrar vítimas (através do calor).

- Publicidade -

A equipa de Coimbra conquistou o primeiro lugar, ex aequo com uma equipa de Hong Kong.

A outra equipa da FCTUC conseguiu sagrar-se campeã mundial de Dança Robótica (dos 14 aos 19 anos).

As equipas foram treinadas pelo Clube de Robótica da FCTUC, criado por uma equipa de estudantes universitários, com o apoio do Instituto de Sistemas e Robótica e do Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores, para divulgar a aprendizagem das diversas vertentes da robótica, quer na construção de plataformas quer na programação e controlo dos robôs.

“Foi o culminar de um ano de trabalho intenso por parte dos alunos do Clube de Robótica, não só pelos que participaram no Campeonato do Mundo, mas também por todos aqueles que estão ligados ao projeto”, salienta o coordenador das equipas, Tiago caldeira, citado na nota de imprensa da FCTUC.

AMV

Lusa/JA

*** Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico ***

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.