Durão Barroso preocupado com consequências sociais da crise

ouvir notícia

.

Numa carta aos Estados-membros da UE, o presidente da Comissão Europeia indica a competitividade e o desemprego jovem como prioridades europeias.

Durão Barroso esforça-se, numa carta enviada esta segunda-feira aos Estados-membros, por injetar otimismo na família europeia, ao preparar a reunião do Conselho Europeu das próximas quinta e sexta-feira. Mas o presidente da Comissão não pode senão assumir preocupação perante “os níveis inaceitavelmente altos de desemprego”, reconhecendo que o Executivo comunitário está preocupado com “as consequências sociais da crise”.

Elogiando os “esforços” dos Estados-membros, que, assegura, “começam a dar frutos”, Durão aponta como sinais positivos a melhoria das condições dos mercados financeiros no segundo semestre de 2012, a melhoria das contas correntes de vários Estados-membros e a correção de alguns desequilíbrios macroeconómicos.

- Publicidade -

Adverte, porém, que “ainda não saímos da crise” e que o desempenho da economia é “dececionante”, com a União Europeia a crescer 0,1% em 2012, mas a Zona Euro a contrair 0,3%. Isto porque os ajustamentos feitos para reduzir a dívida pública e privada afetam o crescimento económico.As melhorias que aponta não se refletem, lamenta Durão, na “recuperação da economia real”.

O número de desempregados atinge, mesmo, níveis “inéditos” nalguns dos 27 membros da União. Para paliar o mal, o presidente da Comissão Europeia recorda uma iniciativa lançada no ano passado para combater o desemprego juvenil, e promete ampliá-la. Ajudar as pequenas e médias empresas a obter financiamento é outra solução apontada.Para Durão, é impressionante que os Estados mais produtivos da UE produzam mais do dobro dos menos capazes.

Conclusão: alguns Estados-membros “terão de investir mais nas reformas estruturais” se quiserem recuperar a competitividade perdida. Esta não é um fim em si, defende, mas um caminho para a prosperidade, de forma a manter o nível de vida e os valores europeus.

Pedro Cordeiro (Rede Expresso)
- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

1 COMENTÁRIO

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.