É impensável!

LP
LPhttps://www.jornaldoalgarve.pt
Colaboradora. Designer.

Devido aos imensos problemas na escola pública, e em conversa com uma colega que tal como eu, também é mãe de crianças/jovens estudantes, chegamos à conclusão que o governo e o ministério da educação fazem mal aos nossos filhos.

E, ao pensarmos um pouco sobre isto, não é difícil chegarmos a essa conclusão: os estudantes portugueses são os que passam mais tempo na escola (principalmente no pré-escolar e no 1.º ciclo do ensino básico); as escolas portuguesas vivem no seu quotidiano o drama da falta de auxiliares (que implica diretamente no normal funcionamento da escola e na segurança e bem estar dos seus alunos); de um modo geral, as refeições escolares são de fraca qualidade; as atividades de enriquecimento curricular mais não são do que um prolongamento da permanência dos alunos em sala de aula; os espaços exteriores não estão apetrechados de equipamento lúdicos adequados e em número suficiente para as crianças brincarem; os professores estão desgastados e envelhecidos; não há entrada de professores novos na carreira docente; as turmas têm demasiados alunos (o que dificulta o processo de ensino e aprendizagem). De facto, são demasiados os problemas que o governo teima em não resolver para pudermos concluir que só podem querer mal aos nossos filhos, aos alunos das escolas públicas em Portugal.

Para além disso, o mesmo governo e a mesma política exercida há vários anos, insiste em desregular os horários dos pais, insiste em mantê-los de forma precária nos seus trabalhos, insiste na continuação de políticas de baixos salários, que afeta, de forma direta e implacável, nas relações estabelecidas entre estes e os seus filhos.

É impensável que uma mãe que necessite ter dois trabalhos para fazer face às despesas possa estar disponível para ir buscar o seu filho à escola às 15 horas.

É impensável que um pai que trabalhe por turnos e de forma continuada em horários de 12 e mais horas possa estar presente para acompanhar o crescimento do seu filho.

É impensável que uma família desempregada possa proporcionar as mesmas oportunidades aos seus filhos.

É impensável que um governo e um ministério da educação não tenham presentes estas questões quando decidem atacar a escola pública, privando-a dos seus meios e recursos.

É impensável que um governo não exerça políticas para a melhoria das condições de vida e de trabalho dos seus cidadãos.

É impensável que um governo e um ministério da educação continuem a atacar os direitos dos nossos filhos através de um severo desinvestimento na escola pública.

É impensável!

Catarina Marques

*Professora e Dirigente do Sindicato dos Professores da Zona Sul (SPZS)

Deixe um comentário

Exclusivos

Algarve comemora em grande os 50 anos do 25 de Abril

Para assinalar esta data, os concelhos algarvios prepararam uma programação muito diversificada, destacando-se exposições,...

Veículos TVDE proibidos de circular na baixa de Albufeira

Paolo Funassi, coordenador da concelhia do partido ADN - Alternativa Democrática Nacional, de Albufeira,...

Professor Horta Correia é referência internacional em Urbanismo e História de Arte

Pedro Pires, técnico superior na Câmara Municipal de Castro Marim e membro do Centro...

O legado do jornal regional que vai além fronteiras

No sábado passado, dia 30 de março, o JORNAL do ALGARVE comemorou o seu...

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.