É urgente reunir, dialogar e negociar pela Educação!

Nos últimos meses, o SPZS e a FENPROF têm denunciado o bloqueio negocial estabelecido pelo Ministério da Educação.


Desde janeiro, data da última reunião entre os sindicatos da FENPROF e o Ministério da Educação, que a referida federação de sindicatos de professores tem enviado vários pedidos de agendamento de reuniões, com a finalidade de estabelecer o justo diálogo, sobre atuais medidas tomadas pelo governo, no que diz respeito à educação, e às quais pretende acrescentar o conjunto de reivindicações, que têm feito parte dos discursos e bandeiras de luta desta federação.


Infelizmente, os responsáveis do Ministério da Educação têm recusado sempre, assumindo uma atitude que, além de violar a lei, é profundamente anti-democrática e desvaloriza a educação e desrespeita as organizações sindicais, representantes de professores e os educadores.


O diálogo social é fundamental na resolução dos problemas do país e, neste caso, da escola pública, de quem lá trabalha e de quem dela usufrui. Permite estabelecer pontes entre quem, de facto, se encontra no terreno e quem nos governa. O Ministério da Educação, ao não enveredar por este caminho, abre a porta à conflitualidade, ao agravamento das condições de trabalho, assim como, dificulta a aprendizagem dos nossos alunos. Por outro lado, o SPZS e a FENPROF têm apresentado um conjunto de propostas de resolução, tais como: a valorização da carreira docente e o seu rejuvenescimento; e os problemas que continuam a ocorrer nas escolas devido às ilegalidades e abusos cometidos na atribuição de serviços, assim como, nas condições de higiene e segurança no trabalho, evidenciados neste período de pandemia. Não se espera que haja imposição de ideias e propostas a ninguém, mas acredita-se que é, de facto, com o diálogo que se encontram soluções no mínimo aceitáveis para ambas as partes e que os problemas se poderão resolver.


É acreditando nisso que o SPZS e a FENPROF têm vindo a pôr em prática uma série de iniciativas para impedir que, no atual panorama social, mais uma vez a Educação seja colocada de lado e os professores sejam sacrificados em nome de uma suposta crise, que, sendo de todos, apenas alguns terão de pagar. 


É  tempo  de  começar  a  resolver  problemas  de  ordem socioprofissional e que afetam as condições de trabalho nas escolas. 


É, também, altura de recuperar o tempo perdido e estabelecer normas de segurança e saúde no trabalho, como obriga a lei.


É, ainda, indispensável, negociar medidas que garantam que nenhum  aluno  ficará  sem  aulas  devido  à  falta  de  professor,  problema  que,  em algumas escolas, se arrasta desde o início do ano letivo.


É por tudo isto que o SPZS e a FENPROF exigem reuniões com o Ministério da Educação, onde possam apresentar as suas propostas específicas e objetivas. Tal não será possível enquanto o Ministério da Educação insistir no bloqueio negocial. Face à situação a que se chegou, não resta outra alternativa aos professores e educadores que não seja lutar e protestar por diálogo, negociações e soluções concretas para os vários problemas da educação e da profissão docente.

Emmanuel da Luz

Deixe um comentário

Exclusivos

Realidade algarvia afeta saúde mental dos jovens

Atualmente, a incerteza sobre o futuro académico e profissional preocupa cada vez mais os...

Autarca de Tavira garante que Plano de mobilidade tem “as melhores soluções”

O estudo do Plano de Mobilidade Sustentável da cidade de Tavira, encomendado em 2019...

Extrema-direita é primeira força política na região

A vitória do Chega no distrito de Faro, com 27,19% dos votos, foi a...

Água lançada ao mar pelo Alqueva daria para encher barragens algarvias

A Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas do Alqueva (EDIA), com sede em Beja, anunciava...

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.