“É urgente uma auditoria aos negócios da autarquia”

ouvir notícia

Gilberto Viegas (PSD) e o PS acusam o atual presidente de “ilicitudes, favorecimentos e má gestão”

O vereador do PSD, que esteve na presidência da Câmara de Vila do Bispo entre 1997 e 2009, afirma ao JA que “várias decisões que foram tomadas e negócios que foram feitos” pelo atual presidente Adelino Soares (PS), que acaba de perder a confiança política do seu próprio partido, “precisam ser esclarecidos à luz da lei”. Gilberto Viegas considera que é urgente uma auditoria à autarquia por estar convicto que “existem muitas situações que são ilegais, não só no plano político, mas também no plano judicial”

O presidente da Câmara de Vila do Bispo, Adelino Soares, está cada vez mais debaixo de fogo e isolado na autarquia. Depois de ter perdido recentemente a confiança política do PS, que acusou o autarca de gerir o município de forma “surda e cega” e como se fosse “um projeto pessoal, para um conjunto reduzido de pessoas amigas e conhecidas”, o JA tentou ouvir de novo Adelino Soares, mas sem sucesso.

Por seu lado, o antigo presidente da Câmara de Vila do Bispo (1997-2009) e vereador do PSD, Gilberto Viegas, disse esta semana ao JA que a polémica em redor da gestão do atual presidente ainda vai fazer correr muita tinta.

- Publicidade -

“É fundamental e exigível que toda esta embrulhada se esclareça. Várias decisões que foram tomadas e negócios que foram feitos, durante estes cinco anos, precisam ser esclarecidos à luz da lei”, salienta o vereador social-democrata, frisando que “cabe ao Tribunal de Contas e Ministério Público dizerem de sua justiça, no papel que lhes cabe de tutela inspetiva, no funcionamento da autarquia”.

Gilberto Viegas dá como exemplo um terreno comprado pela autarquia por 1,5 milhões de euros, “quando estava avaliado pelas Finanças por 1 milhão e colocado em hasta pública, para execução fiscal, por 930 mil”. “Comprar por 1,5 milhões o que se podia adquirir por 930 mil euros é gestão rigorosa e transparente dos dinheiros públicos?”, questiona.

“Muitas situações inequivocamente ilegais e questionáveis”

Esta é uma das razões que leva Gilberto Viegas a afirmar que “é urgente uma auditoria à autarquia, para apuramento de factos e responsabilidades”.

“Mas existem muitas mais situações que são inequivocamente ilegais e questionáveis, não só no plano político, mas também no plano judicial”, continua o vereador do PSD, lembrando que “é o próprio presidente da assembleia municipal e presidente do PS de Vila do Bispo quem o confirma”.

Nesse sentido, o antigo presidente da câmara defende que deverá ser o próprio PS, que detém a maioria na assembleia municipal, a recorrer “obrigatoriamente” à justiça para afastar Adelino Soares da presidência da autarquia, já que “as razões evocadas são de ilicitudes, favorecimentos e má gestão”.

(Notícia completa na última edição do JA – dia 14 de maio)

Nuno Couto/JA

 

.

 

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.