“Economia algarvia precisa de uma agricultura dinâmica”

ouvir notícia

.

“Sensibilizar a região para as potencialidades de um setor que já foi forte no passado (em produção e exportação), que perdeu peso nas últimas décadas, mas que está já a recuperar em áreas importantes, ainda que longe da utilização plena de todos os seus recursos”, é o grande objetivo da conferência “Setor Agrícola no Algarve: Reforçar Dinamismos e Explorar Oportunidades”.

Trata-se de uma iniciativa exclusivamente dedicada à agricultura do Algarve, que vai ter lugar, no próximo dia 22 de junho, a partir das 9h30, nas instalações da associação empresarial NERA, em Loulé.

Segundo os promotores do evento, que é organizado pelo NERA, em colaboração com a Universidade do Algarve, Associação de Municípios do Algarve, Direção Regional de Agricultura e Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve, “a economia do Algarve precisa de uma agricultura dinâmica, destinada a reequilibrar a sua estrutura produtiva, a criar mais riqueza e emprego e a garantir um futuro para as novas gerações”.

- Publicidade -

A iniciativa, com a duração de um dia, organiza-se em duas partes: uma introdução, em que haverá uma breve referência global ao passado e ao presente, e uma segunda parte, dedicada aos diferentes setores da agricultura da região.

Os setores analisados serão, entre outros, a horticultura e os pequenos frutos, a fruticultura e a vinha, o pomar algarvio, a floresta e a pecuária.

“A abordagem compreenderá um ponto de situação de cada setor, as iniciativas em curso tomadas para a respetiva valorização, assim como a evocação do seu potencial futuro, sem deixar de referir os diversos condicionalismos que afetam o setor”, referem os promotores.

A organização adianta ainda que esta iniciativa visa “chamar a atenção para a existência de recursos endógenos”, sublinhando que “estes podem proporcionar produções e exportações significativas”.

NC|JA

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.