Economia portuguesa entre as três que mais crescem na UE

ouvir notícia

A economia portuguesa foi uma das três que mais cresceram, em termos relativos, no primeiro trimestre de 2010, segundo dados do Eurostat divulgados esta quarta-feira e que revêem em alta os números do PIB português.

De acordo com a segunda e última estimativa do gabinete europeu de estatística para período, o PIB de Portugal expandiu-se a uma taxa de 1,1%, ultrapassado apenas pela Irlanda (+2,7%) e pela Suécia (+1,4%), revelam os dados corrigidos da sazonalidade.

Os dados do Eurostat para Portugal foram revistos para cima. Assim, a variação homóloga actualizada (1,8%) compara com 1,7% da estimativa anterior, enquanto o valor da variação em cadeia (1,1%) também melhorou uma décima.

- Publicidade -

O Produto Interno Bruto (PIB) da Zona Euro aumentou 0,6% face a igual trimestre de 2009, progredindo 0,2% em cadeia, uma modesta décima acima do verificado nos últimos três meses de 2009.

De acordo com os dados do gabinete da UE, o PIB dos Dezasseis beneficiou de um crescimento de 2,1% nas exportações (+3,8% nas importações), enquanto as despesas de consumo das famílias recuaram 0,1% e o investimento caiu 1,2%.

JA

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.