EDITORIAL

Não às portagens: a luta continua

Desprezo, desprezo e mais desprezo…! Sessenta e cinco dias depois de terem pedido uma audiência urgente com o primeiro-ministro, os autarcas algarvios continuam à espera de resposta.

Sem diálogo e na iminência da introdução de portagens na Via do Infante (A22), Macário Correia expressou o desânimo e a revolta de toda uma região, ao apelar aos algarvios para se recusarem a pagar as portagens na Via do Infante, em protesto contra o Governo, que já decidiu colocar dez pórticos naquela via sem consultar ninguém neste “Reino dos Algarves”.

A ideia é forçar o Governo a dialogar, mas, se isso não acontecer – e existem grandes possibilidades de estarmos certos – seria interessante verificar até que ponto os algarvios levariam este “cavalo de batalha” até ao fim.

Afinal, se todos os algarvios não pagarem, os tribunais vão entupir com a imensidão de processos. Porém, há que soltar um grito de revolta contra as portagens, pois o Algarve ficou conhecido durante décadas por ter a “estrada da morte”, que perdeu o rótulo quando foi finalmente concluída a A22.

E ninguém quer regressar a esses tempos acidentados, tristes e sangrentos! E para que nos querem cobrar portagens? Na página da Brisa, por exemplo, existe um artigo que conclui: “Pagar portagens equivale em termos práticos a construir novas autoestradas.

Em suma, com o simples gesto, cada qual faz uma aposta efetiva no crescimento e desenvolvimento estrutural do país”. Ou estes senhores não conhecem o Algarve ou estão a brincar connosco!

Com as portagens, adivinha-se a ruína de muitas empresas, o destino turístico será menos apetecível, os acidentes vão voltar a disparar e o dinheiro cobrado será investido noutras estradas – é certo – mas não aqui!

Deixe um comentário

Exclusivos

Veículos TVDE proibidos de circular na baixa de Albufeira

Paolo Funassi, coordenador da concelhia do partido ADN - Alternativa Democrática Nacional, de Albufeira,...

Algarve comemora em grande os 50 anos do 25 de abril

Para assinalar esta data, os concelhos algarvios prepararam uma programação muito diversificada, destacando-se exposições,...

Professor Horta Correia é referência internacional em Urbanismo e História de Arte

Pedro Pires, técnico superior na Câmara Municipal de Castro Marim e membro do Centro...

O legado do jornal regional que vai além fronteiras

No sábado passado, dia 30 de março, o JORNAL do ALGARVE comemorou o seu...

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.