EDITORIAL: Ao que chegámos!

Fernando Reis
Fernando Reishttps://www.jornaldoalgarve.pt
Director do Jornal do Algarve. Carteira Profissional - 587 A Portugal

Editorial de Fernando Reis

A pobreza e a miséria a ela associada, continuam a atingir de uma forma muito particular milhares de algarvios, conforme se dá conta na peça que publicamos nesta edição. E as vítimas não são apenas os desempregados. Cada vez é maior o número de reformados com pensões miseráveis, pessoas com empregos temporários – vítimas da sazonalidade laboral – e gente que perdeu o direito a qualquer rendimento social, a engrossarem esta multidão que tem que andar de mão estendida à caridade.

Atualmente são mais de 1000 famílias algarvias, o equivalente a cerca de 4000 pessoas, que dependem de instituições sociais e das autarquias para poderem comer. Muitas delas, apenas uma única refeição por dia, a que temos que juntar um número crescente de sem abrigos, que ascende já a mais de seis dezenas.

É uma pobreza cada vez mais profunda e complexa que não atinge, apenas, as classes socialmente mais desfavorecidas, mas cada vez mais, também, pessoas da classe média, que viviam bem e que, de um momento para o outro, como consequência da crise económica e das políticas de austeridade se viram desempregadas, sem qualquer rendimento social e perspetivas de regressar, tão pronto, ao mercado de trabalho.

E não falamos só de ajuda alimentar, não fora o apoio de muitos municípios e instituições sociais e nem sequer teriam assistência médica e acesso a medicamentos.

Mas, curiosamente, é o mesmo Estado que destruiu milhares de postos de trabalho, lançou milhares de pessoas para o desemprego, famílias inteiras para a pobreza e eliminou uma série de apoios sociais aos mais necessitados, que gasta, agora, muitos milhões com programas de ocupação de jovens e desempregados, numa política que só contribui para criar mais instabilidade no mercado de trabalho.

É preciso, de uma vez por todos, inverter esta política destrutiva que mais não visava do que acabar com o Estado Social ao mesmo tempo que se injetava – e vamos ver se não se continuarão a injetar – milhões do erário público na banca e noutros sectores da economia, se engordavam meia dúzia de famílias que dominam o país e se vendiam empresas estratégicas ao capital estrangeiro.

Torna-se imperativo, pois, uma alteração deste quadro social, que nos deve envergonhar.

Mais de quarenta anos depois da Revolução de Abril e três décadas de integração europeia, não podemos voltar a ser o país da “sopa dos pobres” e da caridadezinha!

Fernando Reis

 

Deixe um comentário

Exclusivos

Autarca de Tavira garante que Plano de mobilidade tem “as melhores soluções”

O estudo do Plano de Mobilidade Sustentável da cidade de Tavira, encomendado em 2019...

Extrema-direita é primeira força política na região

A vitória do Chega no distrito de Faro, com 27,19% dos votos, foi a...

Água lançada ao mar pelo Alqueva daria para encher barragens algarvias

A Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas do Alqueva (EDIA), com sede em Beja, anunciava...

As expetativas dos algarvios para as eleições legislativas

As perguntas Quais são as expetativas que tem para estas eleições legislativas? Tem acompanhado os debates?...

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.