EDITORIAL: 63.º aniversário em tempo de pandemia

LP
LPhttps://www.jornaldoalgarve.pt
Colaboradora. Designer.

O Jornal do Algarve comemora no próximo dia 30 de março 63 anos, num momento inédito das nossas vidas, que ninguém esperava nem imaginava. Portugal e o mundo sob a ameaça de uma pandemia, batizada com o nome de COVID-19, que está a provocar dezenas de milhar de vítimas em todo o mundo e para o qual o único remédio existente é um rigoroso conjunto de medidas preventivas que passa, entre outros aspetos, por uma permanência em casa, distanciamento social e uma cuidadosa higiene individual, em particular a frequente lavagem das mãos.

Esta é a maior pandemia desde a pneumónica ou gripe espanhola de 1918. Uma doença para a qual os cientistas não têm uma resposta imediata, apesar dos extraordinários avanços da ciência e, em particular, da medicina, neste século. O facto é que ainda não existe um medicamento apropriado e eficaz e uma vacina não estará disponível antes de um ano, ano e meio, apesar de cientistas de vários países estarem a trabalhar incessantemente na sua criação.

Para além das consequências sanitárias, do medo de contrair o vírus, a pandemia está a ter um impacto negativo imediato na economia, cujas consequências se irão agravar e prolongar, muito para além do dia em que conseguirmos – e vamos conseguir – parar este flagelo,

O Jornal do Algarve, como muitos outros órgãos de comunicação social e pequenas e médias empresas, está a sentir já as consequências da pandemia na forma como está a funcionar – em teletrabalho, a partir de casa – nas dificuldades que tem que superar para conseguir manter a distribuir a edição impressa, que continuará a chegar a casa dos assinantes e numa previsível redução da receita, particularmente da publicidade. Se não nos falhar a receita proveniente das assinaturas, cuja cobrança está em curso – apelamos, desde já, à compreensão dos que ainda não fizeram esse pagamento, para que o façam nos próximos dias – conseguiremos, certamente, resistir melhor a esta tragédia que estamos a viver. Não queremos deixar de sublinhar, neste contexto, o contributo positivo de algumas medidas entretanto anunciadas pelo governo e pela banca, na luta pela sobrevivência das empresas e famílias.

José Barão, fundador do Jornal do Algarve, fez um apelo, quando se estava a despedir da vida, aos seus colaboradores para que não deixassem morrer o Jornal do Algarve, pedido que, pela nossa parte, desde 1983 quando assumimos a direção do jornal, fizemos questão de respeitar e que hoje, mesmo enfrentando o maior desafio das nossas vidas, não declinaremos.

Oxalá continuemos a ter o apoio necessário por parte das entidades públicas e privadas que sempre viram no Jornal do Algarve o semanário de referência da Região e o espaço ideal para as suas mensagens informativas e publicitárias. Sobretudo quando prestamos um serviço público de grande alcance, não apenas ao nível da divulgação das medidas preventivas sobre o COVID-19, como também no combate às notícias falsas, que gente sem escrúpulos faz circular nas redes sociais.

Fernando Reis

Deixe um comentário

Exclusivos

Algarve comemora em grande os 50 anos do 25 de abril

Para assinalar esta data, os concelhos algarvios prepararam uma programação muito diversificada, destacando-se exposições,...

Professor Horta Correia é referência internacional em Urbanismo e História de Arte

Pedro Pires, técnico superior na Câmara Municipal de Castro Marim e membro do Centro...

O legado do jornal regional que vai além fronteiras

No sábado passado, dia 30 de março, o JORNAL do ALGARVE comemorou o seu...

Noélia Jerónimo: “Cozinho a minha paisagem”

JORNAL do ALGARVE (JA) - Quem é que a ensinou a cozinhar?Noélia Jerónimo (NJ)...

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.