EDITORIAL: Uma data histórica; os 60 anos do Jornal do Algarve

Fernando Reis
Fernando Reishttps://www.jornaldoalgarve.pt
Director do Jornal do Algarve. Carteira Profissional - 587 A Portugal

Faz hoje 60 anos que José Barão, destacado repórter de «O Século» e figura de referência da imprensa portuguesa, fundou, juntamente com um grupo de vila-realenses ligado às artes-gráficas, com gosto pela leitura e pela informação, o Jornal do Algarve.

Rapidamente, pela sua qualidade, rigor informativo, independência e elevado nível dos seus colaboradores, o Jornal do Algarve ganhou um estatuto de principal órgão da imprensa regional algarvia e um dos dois mais importantes da imprensa regional portuguesa, juntamente com o Jornal do Fundão. De tal modo granjeou prestígio, que muitos o apelidaram, então, de «Times» algarvio.

Em 1983, foi adquirido pela Viprensa, atual proprietária, e manteve-se fiel à linha editorial traçada, continuando a ser uma voz que «partindo do extremo mais ocidental do Algarve, se fazia ouvir em toda a Região». Isto é, José Barão quis que o seu semanário tivesse uma dimensão informativa verdadeiramente regional e fosse arauto das principais causas da Região, como o turismo, o aeroporto, a universidade, o ambiente ou a saúde e nós agarrámos esse legado.

Connosco, o Jornal do Algarve passou por todas as fases de evolução comuns à generalidade da imprensa, desde a tipografia ao offset, da impressão folha a folha à rotativa, das antigas técnicas de redação e produção ao gigantesco salto que significou o aparecimento e desenvolvimento da internet e das novas tecnologias da informação e comunicação, e a criação de uma edição online (www.jornaldoalgarve.pt) que foi das primeiras do país.

Foi esta enorme vontade de dar continuidade ao legado de José Barão, que nos fez resistir às muitas dificuldades que fomos encontrando ao longo deste percurso e manter-nos, firmes, na liderança da imprensa regional algarvia, sendo o Jornal do Algarve, hoje, o decano da imprensa regional e um dos dois únicos semanários que se editam no Algarve. Estamos vivos, apesar da substancial redução dos apoios do Estado à imprensa regional.

Se pensarmos que, ao longo dos seus 60 anos de existência, o Jornal do Algarve nunca deixou de se editar uma única semana que fosse, pode fazer-se uma ideia do esforço humano e financeiro a que estiveram sujeitos todos os que contribuíram para este sucesso, que não teria sido possível sem o apoio dos nossos assinantes, leitores e anunciantes, entre os quais se incluem muitas autarquias e algumas empresas públicas e privadas da Região.

Hoje, numa altura em que o turismo volta a afirmar-se como uma alavanca do desenvolvimento da Região, não é exagerado afirmar-se que, muito do que o Algarve é, atualmente, enquanto região turística, deve-o a José Barão e ao Jornal do Algarve com a “Operação Algarve Turismo” que muito contribuiu, para a construção do primeiro hotel de 4 estrelas no Algarve, o Vasco da Gama, em Monte Gordo a que se seguiu o Hotel Algarve, na Praia da Rocha. Por esta razão foi o Jornal do Algarve distinguido com a Medalha de Mérito Turístico – Grau Ouro, da RTA.

Nesta bonita data que hoje comemoramos é justo lembrar, uma vez mais a dívida que o Algarve tem para com José Barão, que ainda não recebeu por parte da Região, a justa homenagem que merecia. Um esquecimento típico, aliás, de uma Região que costuma ser «má mãe e boa madrasta».

Por último gostaríamos de deixar aqui um desejo e um desabafo. Queríamos muito fazer deste 60º aniversário um grande momento de exaltação do que o Algarve tem de melhor e do que se pode perspetivar de grandioso para o seu futuro e gostaríamos de poder anunciar, agora, o calendário de iniciativas que pretendemos desenvolver ao longo deste ano mas, infelizmente, este depende de apoios e patrocínios que estão longe de estarem garantidos e há muitas falsas promessas.

Lamentavelmente é sempre mais difícil conseguir-se congregar apoios para seminários, conferências e colóquios, em suma para a cultura do que para festas e outros eventos mais básicos.

Oxalá logremos ultrapassar esta realidade!

Fernando Reis
[email protected]

 

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