ECONOMIA

EDP Distribuição atinge marca histórica na qualidade de serviço

A EDP Distribuição obteve no ano passado o melhor resultado de sempre em termos de qualidade de serviço de distribuição de energia elétrica, um resultado de uma política de investimento e otimização das operações, anunciou a empresa.

No ano passado, o Tempo de Interrupção Equivalente da Potência Instalada em Média Tensão foi de 49 minutos, excluindo o impacto de eventos excecionais, com uma melhoria de 15% em relação a 2018.

Relativamente ao número e duração das interrupções, a empresa registou também uma evolução positiva, que “reflete o bom desempenho da empresa na consolidação da melhoria da Qualidade de Serviço Técnico na distribuição de energia elétrica, alcançada nos últimos anos, garantindo simultaneamente a redução de assimetrias entre as diversas regiões do país”, segundo o comunicado.

O Relatório de Qualidade de Serviço Técnico de 2019, publicado pela ERSE, destaca a capacidade de resposta das equipas da EDP Distribuição durante os eventos atmosféricos ocorridos durante o ano, nomeadamente a Helena, Elsa e Fabien.

Este registo histórico é um resultado de uma “correta política de investimento e manutenção na rede elétrica nacional, tendo como eixos principais o aumento da resiliência da rede, a renovação e reabilitação dos ativos, a automação e digitalização na gestão da rede, a par de medidas de otimização nas operações, nomeadamente em situações de crise”, refere a empresa.

A EDP Distribuição propôs recentemente para o Plano de Desenvolvimento e Investimento da Rede Nacional de Distribuição de eletricidade para o período entre 2021 e 2025 (PDIRD-E 2020), com um investimento superior a mil milhões de euros na rede elétrica.

Este plano vai reforçar também o investimento necessário para responder às necessidades da transição energética, tendo a empresa já concretizado a instalação de mais de três milhões de contadores inteligentes.

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