EDP inicia reforço de potência de barragem de Salamonde

ouvir notícia

A EDP inicia hoje o reforço de potência da barragem de Salamonde, em Vieira do Minho, o que permitirá aumentar a sua produção e contribuir para duplicar a capacidade de Portugal na produção de energia hídrica.

“Este reforço faz parte de um plano global que vai duplicar a capacidade de Portugal produzir energia hídrica, passando de um potencial de 42 por cento para 82 por cento”, disse à agência lusa o secretário de Estado da Energia e da Inovação, Carlos Zorrinho.

Segundo o governante, quando o potencial hídrico for duplicado responderá a 60 por cento das necessidades energéticas do país.

- Publicidade -

“A energia hídrica, combinada com a eólica, é a garantia de abastecimento em situações extremas, o que dispensa um investimento numa central nuclear”, disse Carlos Zorrinho.

O reforço da potência da barragem de Salamonde deverá estar concluído em 2015 e custar 200 milhões de euros.

A central do reforço de potência de Salamonde II acrescentará aos atuais 42 megawatts uma potência de 207 megawatts, com uma produção média anual bruta de 320 gigawatts.

A cerimónia de lançamento da obra, que vai criar 2000 postos de trabalho, conta com a presença do primeiro ministro, José Sócrates.

AL/JA

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

1 COMENTÁRIO

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.