EDP intervenciona cabo subaquático que liga Armona à Culatra

ouvir notícia

A EDP Distribuição procedeu no domingo a uma intervenção no cabo subaquático de Média Tensão de 15 kV, que faz a travessia entre as ilhas da Armona e da Culatra, levando energia elétrica a esta ilha e ao farol, anunciou a empresa.

Este cabo, que já existe desde a década de 90, foi intervencionado no dia em que se registou a maré mais baixa do ano, procedendo-se assim ao enterramento de um troço de cerca de 80 metros que se encontrava à superfície na Culatra.

Com o objetivo de salvaguardar a segurança de quem possa vir a realizar eventuais intervenções na barra, foram colocadas balizas e marcos de sinalização da presença do cabo.

- Publicidade -

Antes da intervenção, foi ainda mobilizado e transportado todo o equipamento essencial como a plataforma, rebocador, giratória e contentores para a ilha da Culatra, em período de preia-mar, além da recolha de resíduos à abertura da vala para enterrar o cabo.

A obra teve um custo de cerca de 20 mil euros e veio “adicionar maior segurança e mais fiabilidade à entrega de eletricidade à Culatra e Farol”, refere a empresa em comunicado.

Estes trabalhos envolveram uma logística complexo e começaram a ser preparados e projetados no dia anterior, com o acompanhamento da Polícia Marítima, do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas e da Agência Portuguesa do Ambiente.

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.