Educação e cidadania (1)

LP
LPhttps://www.jornaldoalgarve.pt
Colaboradora. Designer.

As sociedades têm, hoje, profunda consciência do lugar, absolutamente determinante, que a EDUCAÇÃO ocupa no longo e complexo processo do seu desenvolvimento humano, económico e social.
As opiniões públicas, informadas e interventivas, compreendem o papel indispensável dos professores e educadores na construção dos saberes essenciais à formação integral do ser humano e, bem assim, o contributo indispensável daqueles profissionais para o progresso e o êxito das sociedades modernas.
As populações, quer as dos grandes centros urbanos cosmopolitas, quer as do interior menos favorecido , têm sabido rejeitar a maioria das “mercenárias” opiniões publicadas que procuram denegrir o merecido prestígio profissional dos docentes. Estes continuam a merecer o reconhecimento das comunidades onde trabalham e se inserem.
De igual modo, pais e encarregados de educação, esmagadora e responsavelmente, ignoram as insidiosas e continuadas campanhas que, muitas vezes, de modo orquestrado por interesses vinculados ao ensino privado, procuram desvalorizar a imagem pública dos educadores e professores do ensino público. Por isso as comunidades educativas e escolares continuam a manifestar toda a solidariedade para com estes profissionais. Simultaneamente revelam uma profunda e verdadeira confiança na classe e na escola pública, continuando a confiar aos educadores e professores as suas crianças e jovens, naquela que é a maior demonstração do seu sentido cívico e da firme consciência cidadã que revelam possuir.

Dignidade e coragem
São comprovadamente elevados os princípios éticos a que obedece a reflexão profissional dos docentes portugueses. Em consequência são objeto de elogio a qualidade, o rigor e os valores democráticos das suas práticas educativas inclusivas. Estes entendimentos ajudam a explicar o acolhimento e a compreensão, largamente maioritária, do povo português para com as justas reivindicações e os pacíficos protestos da classe, ao longo dos tempos.
Em Portugal, como se sabe, durante a ditadura salazarista e caetanista, muitos docentes enfrentaram a prisão e a tortura, bem como a expulsão do sistema de ensino e a proibição de ensinar, por lutarem pela Liberdade e em nome de uma Educação para todos.
Em todo o mundo a EDUCAÇÃO é um dos mais importantes e potenciais Direitos Humanos, está inscrito nos relevantes instrumentos diplomáticos internacionais e, em Portugal, merece destacada relevância constitucional.
É indiscutível que o papel desempenhado pelos educadores e professores foi absolutamente determinante na conquista do direito à EDUCAÇÃO, nomeadamente, a educação pública e democrática, gratuita e universal, de qualidade e inclusiva.
O caminho dos profissionais da EDUCAÇÃO nunca foi fácil, perante as políticas educativas conservadoras ou falsamente progressistas, de muitos e sucessivos governos portugueses. Foi quase permanente este combate, marcado por enormes manifestações públicas da classe, com fortes e muito participadas greves, para além de duras e difíceis negociações com a tutela. Tudo no sentido de defender e melhorar a escola e o ensino públicos, indispensáveis ao desenvolvimento de Portugal.
(continua)

Augusto Lourido

*professor aposentado e cidadão sindicalizado…

Deixe um comentário

Exclusivos

Autarca de Tavira garante que Plano de mobilidade tem “as melhores soluções”

O estudo do Plano de Mobilidade Sustentável da cidade de Tavira, encomendado em 2019...

Extrema-direita é primeira força política na região

A vitória do Chega no distrito de Faro, com 27,19% dos votos, foi a...

Água lançada ao mar pelo Alqueva daria para encher barragens algarvias

A Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas do Alqueva (EDIA), com sede em Beja, anunciava...

As expetativas dos algarvios para as eleições legislativas

As perguntas Quais são as expetativas que tem para estas eleições legislativas? Tem acompanhado os debates?...

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.