Comunicando desportivamente: A saúde e os afetos!

Uma vez mais, este fenómeno de grande magia e impacto social que é o futebol, nos traz situações e episódios que retratam bem de como o Desporto e a Vida, se e com verdadeiro sentido ético, podem estabelecer um caminho de proximidade, até mesmo de comunhão, edificando uma forma de estar e de existir, particularmente a servirem de exemplo e de referência para a geração que hoje desponta.


Vem este intróito a propósito de uma situação vivenciada por Sinisa Mihajlovic, treinador de futebol, de 51 anos, de nacionalidade sérvia, e que a dado momento chegou a assinar contrato com o Sporting, em Junho de 2018, mas que por divergências futebolísticas/jurídicas não se chegou a concretizar.


Mihajlovic, a lutar com uma leucemia, numa altura em que esteve hospitalizado, recebeu, imagine-se (!), outra identidade, que ele próprio explica. “No Hospital Sant`Orsola deram-me uma identidade falsa. Eu era Cgikjltfr Dronovsk, um sem-abrigo de 69 anos”. Que ele explica melhor: “Queriam afastar potenciais curiosos, que pudessem perturbar outros doentes. Ao fim das duas primeiras sessões de quimioterapia eu já parecia um homem de 69 anos”.


Na sua profunda luta contra a leucemia, reconheceu o técnico em recente entrevista ao diário italiano “Corriere della Sera”: “Cada pessoa faz isso à sua maneira, mas a verdade é eu não sou um herói. Sou o tipo de pessoa que costumava falar em ganhar uma guerra só com a coragem. Mas eu tive medo, chorei, perguntei “porquê?”. Implorei ajuda a Deus, como qualquer outra pessoa”.


Agora, mais consciente da situação, com uma interiorização mais serena e com uma boa dose de humildade, Mihajlovic abriu o coração: “Aprecio cada momento. Não o fazia antes, dava tudo como garantido. A saúde conta, os afetos contam. A doença tornou-me um homem melhor, um homem que tenta ver o copo meio cheio”, sintetizou.


Situação e episódio este que nos fazem trazer ao palco dos acontecimentos dois mestres – porque sábios! -. Um, Edgar Morin, quando, em síntese perfeita, nos descreve o ser humano como: ”físico, biológico, antropossociológico”. O outro, Manuel Sérgio: “O ser humano faz-se fazendo-se e, ao fazer-se, joga com os afetos. O que é o homem sem afetos? Ou frio, distante, insensível? Ocorro-me o Fernando Pessoa: “Uma besta sadia, um cadáver adiado que procria”.


Será que Mihajlovic os estaria a “ouvir”?


Como quer que seja, e se a mensagem se dirige particularmente à geração que hoje desponta, importante será que nós, adultos, sem qualquer tipo de demagogia e sem máscara, porque de forma responsável e coerente, sejamos capazes de percorrer o caminho alicerçado em princípios, que não em conveniências, e em valores, em detrimento de proveitos próprios. Que desgraçadamente, vezes quantas, vamos observando cá pelo nosso burgo!


Ponto de ordem a estabelecer: o Desporto nasceu como Ética e, sem Ética, não se justifica a sua prática.


Por tudo isto: A saúde e os afetos!

Humberto Gomes
*”Embaixador para a Ética no Desporto”

Deixe um comentário

Exclusivos

Autarca de Tavira garante que Plano de mobilidade tem “as melhores soluções”

O estudo do Plano de Mobilidade Sustentável da cidade de Tavira, encomendado em 2019...

Extrema-direita é primeira força política na região

A vitória do Chega no distrito de Faro, com 27,19% dos votos, foi a...

Água lançada ao mar pelo Alqueva daria para encher barragens algarvias

A Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas do Alqueva (EDIA), com sede em Beja, anunciava...

As expetativas dos algarvios para as eleições legislativas

As perguntas Quais são as expetativas que tem para estas eleições legislativas? Tem acompanhado os debates?...

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.