Comunicando desportivamente: Confusão entre quilómetros e milhas a quanto obrigas…

A servir de desculpa a Masut Ozil, meio-campista alemão, de 32 anos, com um provento anual de 18,2 milhões de libras, ao serviço do Arsenal de Londres.


Ozil, que havia protagonizado uma das polémicas que marcou o verão passado com o seu clube e que está sem jogar desde Março último, por se ter recusado a rescindir com o emblema londrino, vê-se agora envolvido a braços com a justiça por ter sido apanhado em excesso de velocidade numa autoestrada em Londres.


Argumenta Ozil que o problema foi… – imagine-se! – a unidade de medida, defendendo em tribunal que ao conduzir a 157 Km/h se deveu a ter feito confusão com as regras aplicadas na Alemanha, uma vez que aí a velocidade é medida em quilómetros e não em milhas, expressando-se assim: “Quando penso no que aconteceu, acredito que foi uma combinação de vários fatores. A estrada estava vazia, sem qualquer carro, e confundi as milhas com os quilómetros”.


Acrescentando, ainda: “Conduzia a 97 milhas, admito que o meu comportamento foi inaceitável e a única explicação que posso dar é que devido à ausência de outros veículos, a minha concentração deve ter diminuído momentaneamente. Não foi por mal”.


Como não deva ser por mal, quando voltar a jogar, falhar um passe ou uma interceção, para justificar o salário princepesco que aufere, ainda que com poucos… jogadores no terreno de jogo.


Ser praticante de futebol, ou de qualquer outra modalidade, deve constituir uma experiência de liberdade, até com um dinamismo e uma afirmação irreprimível de vida, que não se pode nem deve dissociar-se dos valores indispensáveis ao ser e ao agir de cada um de nós.


Com esta estafada desculpa, Ozil, vem, afinal, dar mostras de que não é pensando que somos, é sendo que pensamos!

Humberto Gomes
*“Embaixador para a Ética no Desporto”

Deixe um comentário

Exclusivos

Algarve comemora em grande os 50 anos do 25 de abril

Para assinalar esta data, os concelhos algarvios prepararam uma programação muito diversificada, destacando-se exposições,...

Professor Horta Correia é referência internacional em Urbanismo e História de Arte

Pedro Pires, técnico superior na Câmara Municipal de Castro Marim e membro do Centro...

O legado do jornal regional que vai além fronteiras

No sábado passado, dia 30 de março, o JORNAL do ALGARVE comemorou o seu...

Noélia Jerónimo: “Cozinho a minha paisagem”

JORNAL do ALGARVE (JA) - Quem é que a ensinou a cozinhar?Noélia Jerónimo (NJ)...

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.