Fórmula 1 pode regressar a Portimão em maio

ouvir notícia

O presidente da Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK), Ni Amorim, admitiu na terça-feira que “há negociações avançadas para haver Grande Prémio de Portugal de Fórmula 1 em 2 de maio”.

Em declarações à agência Lusa, o responsável máximo do automobilismo em Portugal ressalvou no entanto, que a realização da prova “vai depender de dois fatores”, a vontade do Governo e a possibilidade da presença de público.

“Haver público, pois só faz sentido com público nas bancadas, e se o Estado português quiser”, frisou Ni Amorim.

- Publicidade -

Ao contrário do que aconteceu em 2020, em que Portugal entrou no calendário do Mundial por convite do organizador devido ao cancelamento de diversos eventos em todo o mundo devido à pandemia de covid-19, em 2021 será necessário pagar uma taxa de inscrição, cujo valor Ni Amorim não quis especificar.

“É preciso pagar, sim. A F1 não se mexe de borla. O Grande Prémio [de Portugal de 2020] deu um retorno extraordinário e os dados já estão na posse do Governo. Mas entendemos que neste momento há outras prioridades e ainda não foi possível discutir o assunto”, explicou à Lusa.

Além disso, o dirigente sustentou que “os acordos são confidenciais”, pelo que optou por “não fazer comentários”.

Frisando que os responsáveis do Autódromo Internacional do Algarve (AIA), estão “em contacto diário com o promotor [do campeonato]”, mostra-se “otimista” quanto à possibilidade de a Fórmula 1 regressar a Portugal pela 18.ª vez, a segunda consecutiva a Portimão.

Neste momento, a pasta está entregue ao “Turismo, Desporto, autarquia de Portimão, AIA, FPAK e IPDJ”.

Ni Amorim disse esperar uma decisão “até final de fevereiro”, pois “para montar um GP desta envergadura é preciso tempo”, acrescentando que “falta o Governo estudar os números que lhe chegaram e a Direção-Geral da Saúde (DGS) aprovar um plano” para o evento, que teria de se realizar a 2 de maio.

O website oficial da Fórmula 1 na Internet iniciou na terça-feira um processo de pré-venda de bilhetes para o Grande Prémio de Portugal, sem confirmar a prova, no mesmo dia em que a organização do Mundial reviu o calendário.

O campeonato, que vai arrancar uma semana depois do previsto, no Bahrain, a 28 de março, deixa em aberto a data da terceira corrida do ano, a 2 de maio, sendo que a página oficial na Internet, na secção para venda de bilhetes, aceita registos de interesse em bilhetes para o Grande Prémio de Portugal de 2021, ressalvando que está sujeito a confirmação.

O calendário revisto e apresentado pela Liberty Media, organizadora do Grande Circo, prevê um recorde de 23 provas, entre 28 de março e 12 de dezembro, quando vai ser disputada a corrida de Abu Dhabi.

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.