Loulé amplia redes de água e esgotos de Salir e convida Carmona Rodrigues

ouvir notícia

A Câmara Municipal de Loulé informou neste fim de semana que tem promovido, desde 2019, diversas ações e investimentos para ampliar a rede de abastecimento de águas e esgotos na freguesia de Salir, assim como para reforçar a eficiência hídrica da mesma nessa localidade. O município convidou o especialista em hidráulica Carmona Rodrigues a visitar essas obras.

A autarquia recorda que foi aprovado em reunião de Câmara de 21 de outubro o lançamento do concurso público para a ampliação das redes de águas e esgotos na Rua José Domingos Fonseca, um investimento de perto de 550 mil euros, para reforçar as infraestruturas de água para consumo humano e de águas residuais existentes na freguesia de Salir. Estão também adjudicados os trabalhos que irão avançar, muito em breve, para a reabilitação da conduta de distribuição de água e drenagem de esgotos, no complexo desportivo da freguesia, um investimento de cerca de 140 mil euros, informa o município.

Por outro lado, observa o município, os serviços municipais procederam, em 2019, ao cadastro da rede, com um levantamento exaustivo do tipo de tubagens existentes, diâmetro e idade das mesmas.

- Publicidade -

Foram igualmente instalados sistemas de monitorização de caudal e pressão ao longo da rede, informação que constitui peça fundamental para uma base de trabalho e possível colaboração do especialista na área, António Carmona Rodrigues, que, a convite do Município de Loulé, e na qualidade de consultor e académico na área dos recursos hídricos, visitou Salir para uma avaliação e possível colaboração na criação de soluções para a rede de abastecimento de águas nesta localidade.

“Uma vez que esta é uma das mais antigas redes de água deste território e onde se verifica um dos mais elevados índices de ruturas, pretende-se criar uma resposta que torne esta infraestrutura mais sustentável em termos da eficiência hídrica, de modo a resolver alguns problemas no abastecimento às populações. O objetivo é adequar uma rede datada de 1982 às necessidades atuais e ao crescimento da população e evolução dos hábitos de consumo de água”, sublinha o município de Loulé.

Engenheiro Civil, doutorado em Engenharia do Ambiente, a par da docência na área da Hidráulica e de Gestão de Recursos Hídricos, António Carmona Rodrigues esteve ao longo de mais de 38 anos envolvido em diversos projetos importantes em Portugal e alguns no estrangeiro, nomeadamente nas áreas de recursos hídricos, hidráulica e ambiente.

“O Município tem vindo a realizar um importante trabalho na área da eficiência hídrica e na ampliação da rede de abastecimento de águas e esgotos em todo o concelho. O Engenheiro Carmona Rodrigues tem uma vasta experiência nesta matéria e foi nesse sentido que o contactámos para que, num primeiro momento, pudesse fazer uma visita à freguesia de Salir e assim realizar uma avaliação in loco da situação desta localidade.”, explicou o presidente Vítor Aleixo.

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.