Teatro: Crise financeira de 2008 é tema de peça que a ACTA leva a Loulé na quinta-feira

ouvir notícia

A ACTA – Companhia de Teatro do Algarve, leva a palco no Cineteatro Louletano, em Loulé, a 22 de outubro (quinta-feira), pelas 21:30, a peça Instruções para Abolir o Natal, trabalho cénico sobre a crise financeira de 2008 e aquilo que nos levou até lá.

“Não são necessários vastos conhecimentos para percebermos que existimos num universo socioeconómico com várias crises e cada uma delas tem origem diversa”, adianta a ACTA.

“Ainda que incida sobre um momento-chave da economia global (o crash de 2008), que muitos poderiam considerar tema mais dedicado a adultos, a peça é considerada uma ferramenta de reflexão e de aprendizagem também para os jovens”, afirma a companhia algarvia, adiantando que a ACTA, em conjunto com o Cineteatro Louletano, decidiu apresentar no mesmo dia à tarde uma sessão exclusiva para alunos do 3º ciclo das escolas de Loulé.

- Publicidade -

Adianta que a alta-roda da Finança “nem sempre fica bem nesta fotografia, ou melhor, nesta peça:

Temos apenas uma certeza: o mundo financeiro é impenetrável, incompreensível e, provavelmente, não é gerido por seres humanos. Mas, se tivéssemos a oportunidade de entrar numa destas reuniões? Se nos fosse dada a oportunidade de saber – honestamente – o que acontece dentro das portas fechadas dos gabinetes dos arranha-céus espelhados?”, questiona a Companhia sediada em Faro.

É portanto uma peça que nos faz pensar sobre a crise – e sobre as variadas crises que enfrentamos como humanos”.

Baseada numa obra de Michael Mackenzie, Instruções para Abolir o Natal “abre as portas de um desses gabinetes, que pode estar em qualquer lugar do mundo, e apresenta-nos a reunião do ajuste de contas. Uma reunião que nos mostra que afinal podemos viver uma vida inteira sem nos confrontarmos com as consequências dos nossos atos, especialmente quando estão longe do nosso olhar (atento)”, afirma a ACTA.

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.