VRSA adere à bibicleta e aos transportes fluviais

ouvir notícia

O município de Vila Real de Santo António adere uma vez mais ao Dia Europeu sem Carros e, à semelhança dos anos anteriores, também à Semana Europeia da Mobilidade. O programa de 2011 tem como lema a mobilidade alternativa, onde a bicicleta e os transportes fluviais estarão em destaque

As atividades têm início na sexta-feira, dia 16 de setembro, e incluem a atuação da Tuna Juvenil da Freguesia de Vila Real de Santo António, às 21h00. Uma hora mais tarde, tem lugar a realização de uma marcha-passeio noturna.

No sábado, dia 17, a iniciativa ultrapassa as fronteiras e chega até Espanha: procurando aliar a utilização dos transportes à promoção do comércio local, a autarquia vilarrealense vai oferecer bilhetes de barco para a travessia Ayamonte – Vila Real de Santo António.

- Publicidade -

Os ingressos serão disponibilizados aos primeiros 300 passageiros que se apresentarem no cais de Ayamonte e serão acompanhados por um folheto alusivo à iniciativa e outro dedicado à divulgação do comércio de VRSA. Os interessados podem fazer-se acompanhar da bicicleta, sendo o custo extra do bilhete (50 cêntimos) suportado pelo passageiro.

“Na prática, estamos não só a incentivar o uso de formas de mobilidade alternativas ao automóvel, mas também a fazer a promoção turística e comercial de Vila Real de Santo António no outro lado da fronteira”, nota José Carlos Barros, vice-presidente da autarquia e responsável pelas pastas do ambiente e da mobilidade.

“Vou a pé fazer as minhas compras”

O incentivo ao comércio local prolonga-se, aliás, entre os dias 18 e 21 de setembro, durante os quais decorre a campanha “VRSA – Comércio Local: vou a pé fazer as minhas compras”.

Neste âmbito, todos os clientes dos estabelecimentos aderentes que façam compras de valor igual ou superior a 30 euros receberão um cupão que dá direito a um brinde. A oferta está reservada às primeiras 15 vendas em cada loja e pode ser levantada na delegação local da Associação do Comércio e Serviços da Região do Algarve (Acral).

A programação culmina com as celebrações do Dia Europeu sem Carros, a 22 de setembro, durante o qual será simbolicamente encerrado ao trânsito automóvel um troço da Avenida da República, entre o Torreão Sul e a bomba de combustível.

Das as 9h00 às 17h00, será feita a monitorização do ruído naquela artéria, para que possa ser estabelecido um ponto de comparação entre a acústica de um dia com circulação automóvel e um dia sem carros.

Ainda durante o dia 22 haverá animação de rua, insufláveis para os mais novos e pinturas em papel de cenário.

JA
- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.