Encontro de associações juvenis reúne duas centenas de jovens dirigentes

ouvir notícia

.

Duas centenas de jovens oriundos de 20 associações juvenis algarvias participaram no “J@lgarve” – I Encontro de Associações Juvenis do Algarve, que decorreu recentemente em São Brás de Alportel.

O encontro permitiu promover a troca de experiências e a reflexão conjunta sobre os desafios que se colocam ao movimento associativo e mostrar publicamente o trabalho desenvolvido, na região, pelas associações juvenis.

Na sessão de abertura, o presidente da Câmara Municipal de São Brás de Alportel, Vitor Guerreiro, congratulou-se com a realização deste primeiro encontro e sublinhou a importância das associações “como escolas de cidadania”, na qual confessou ter aprendido grandes lições.

- Publicidade -

O diretor regional do Algarve do IPDJ, Luís Romão, salientou o crescimento verificado nos dois últimos anos no número de associações juvenis sediadas no Algarve e a importância deste encontro enquanto “meio de dar a conhecer publicamente a dinâmica do movimento associativo juvenil na região”.

Ambos os responsáveis enalteceram a elevada participação das associações juvenis da região nesta iniciativa.

Durante a manhã foi feita a apresentação pública da Federação das Associações Juvenis do Algarve pelas associações que estão envolvidas na sua constituição. Trata-se da primeira estrutura interassociativa que terá como objetivos representar, apoiar e promover o associativo juvenil da região.

De seguida uma dezena de associações juvenis tiveram a oportunidade de mostrar publicamente o trabalho que desenvolvem através de apresentações intercaladas com momentos de animação com música, dança e vídeo.

Os participantes tiveram a oportunidade de ficar a conhecer outras entidades que desenvolvem ações para as associações juvenis e para os jovens, ou seja, a Direção Regional do Algarve do IPDJ, a FNAJ – Federação Nacional das Associações Juvenis, a Agência Nacional do Programa “Erasmus +” – Juventude em Ação e a Cooperativa Ecos.

As associações juvenis participantes dinamizaram um diversificado programa de animação que incluiu demonstrações de BTT e de artes marciais, uma simultânea de xadrez, atuações de hip-hop, dança e acordeão, workshops de yoga do riso e de origami e outras atividades que permitiram mostrar, na prática, o trabalho que é desenvolvido na região pelas associações juvenis.

Simultaneamente, decorreram no auditório painéis de reflexão e debate para dirigentes e técnicos de juventude. A importância da cooperação interassociativa, as vantagens da participação das associações em atividades de âmbito internacional e o papel que as associações juvenis podem desempenhar no desenvolvimento local foram os temas em análise nestes painéis.

O encontro, que foi organizado pela Direção Regional do Algarve do IPDJ e pela autarquia são-brazense, em conjunto com o movimento associativo juvenil do Algarve, terminou com a representação da peça de teatro “Sopa com Massa”, pelo grupo de teatro Sin-Cera da Associação Académica da Universidade do Algarve.

.

.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.