Esta sexta-feira há “Encontro de Janeiras” no Cine-Teatro Louletano

ouvir notícia

.

Esta sexta-feira, 3 de janeiro, pelas 21h00, o Cine-Teatro Louletano recebe o tradicional Encontro de Janeiras, cumprindo a tradição do Dia de Reis, que se celebra a 6 de janeiro.

Participam neste espetáculo alguns dos mais emblemáticos grupos de janeireiros do Algarve, nomeadamante Grupo dos Amigos de Loulé, Grupo de Janeiras de S. Sebastião (Loulé), Grupo de Cantares de Janeiras “A Força da Tradição” (Paderne), Grupo “Flôr Oriental” (Santa Bárbara de Nexe), Grupo “Juventude União Bordeirense” (Bordeira), Grupo “Janeireiros de Boliqueime” e Grupo “Sociedade da Banda de Tavira”. O preço das entradas é de 3 euros.

As janeiras remontam a tempos longínquos mas em muitas aldeias portuguesas, nomeadamente no interior algarvio, mantém-se viva esta tradição que vai passando de geração em geração.

- Publicidade -

Na Noite de Reis formam-se grupos pequenos ou com dezenas de elementos que cantam e animam as localidades, indo de casa em casa ou colocando-se num local central (esta é uma versão mais recente), desejando de uma forma tradicional um bom ano a todos os presentes. Por vezes, são convidados a entrar nas casas e são-lhes oferecidos alguns petiscos, filhoses, chouriço assado, vinho tinto…

Nos grupos de janeireiros toca-se pandeireta, ferrinhos, tambor, acordeão e viola. Muitos destes grupos no Algarve contam já com várias décadas de existência e contribuem para manter aceso um dos costumes mais antigos da região, que é vivido de uma forma especial na zona da Serra.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.