“Encontros do DeVIR” regressam para debater o clima e direitos humanos

Um festival temático de âmbito internacional, que tem o seu enfoque em questões sociais e ambientais no Algarve

ouvir notícia

A abordagem da crise climática e dos direitos humanos através da arte é o objetivo do festival “Encontros do DeVIR”, que decorre entre 03 de novembro e 03 de dezembro, na região, disse o diretor artístico.

“Pretendemos abordar estes temas, cuja mitigação deve assentar no binómio local/global, tendo a arte como suporte de sensibilização e comunicação da comunidade, principalmente a escolar”, indicou José Laginha, da organização.

O festival temático “P’lo Futuro” vai decorrer durante um mês com um conjunto de espetáculos presenciais e de ações digitais, dirigidas a todos, mas querendo, principalmente, atingir os alunos do ensino secundário das escolas dos concelhos de Loulé, Faro, Quarteira e Portimão.

- Publicidade -

“A urgência de agirmos face às alterações climáticas levou-nos a construir uma programação abrangente, que contempla ações presenciais no contexto escolar, mas também uma plataforma de disseminação de conhecimento e de informação atualizada, recorrendo ao uso das tecnologias”, notou o responsável.

José Laginha adiantou que o evento pretende alertar e sensibilizar para dois temas de elevada relevância atual, “daí se ter desenvolvido um trabalho que se quer de proximidade e colaboração ativa com alunos de várias escolas”.

A iniciativa vai arrancar no dia 03 de novembro com o espetáculo “Do bosque para o mundo”, pela Companhia Formiga Atómica, seguindo-se nos dias 10 e 11 a apresentação de “Iglo”, de José Laginha e Marlene Vilhena.

As apresentações “What we need is plantun”, de Vera Mantero, e “Rasate”, de Joana Levi, estão agendadas para os dias 25 e 26 de novembro, respetivamente.

Entre 05 de novembro e 03 de dezembro estará patente na Galeria de Arte da Praça do Mar, em Quarteira, uma exposição de fotografia com o foco nos temas principais do evento.

As alterações climáticas e os direitos humanos vão também ser analisados e debatidos ao longo do festival em encontros agendados para o Centro de Artes Performativas, em Faro.

Criado em 2012, o “Encontros do DeVIR” apresenta-se como um festival temático de âmbito internacional, que tem o seu enfoque em questões sociais e ambientais no Algarve.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.