Época balnear dura cinco meses em Albufeira

ouvir notícia

.

A época balnear abre a 18 de maio nas praias de Albufeira e estende-se até 20 de outubro. O município é o único do Algarve a prolongar a época balnear durante cinco meses em todas as praias do concelho

O município de Albufeira promoveu, na passada quinta-feira, uma reunião com os concessionários de praia que contou com a presença de Conceição Gago da Administração da Região Hidrográfica do Algarve (ARH) e do Tenente Pinto Alves, Adjunto do Capitão de Porto de Portimão.

O encontro teve por objetivo definir a data oficial para abertura da época balnear no concelho, que ficou marcada para iniciar a 18 de maio e finalizar a 20 de outubro.

- Publicidade -

A agenda de trabalhos incluiu também a apresentação do balanço da época balnear 2012, onde foram destacados vários aspetos que contribuem para a valorização das praias do concelho, nomeadamente a qualidade da água, recolha de resíduos, atribuição de galardões como a bandeira azul, praia Qualidade de Ouro, entre outros. A reunião permitiu definir estratégias de atuação de forma concertada com todos os intervenientes (autarquia, ARH, autoridade marítima e concessionários), sobretudo no que respeita à qualidade da água balnear, limpeza da praia, segurança, serviços e informação disponível ao público.

Refira-se que, em 2012, Albufeira conseguiu alcançar os galardões máximos a nível nacional e internacional, tendo obtido 20 bandeiras azuis, 18 praias com Qualidade de Ouro, 12 praias acessíveis e oito praias saudáveis.

José Carlos Rolo, presidente da Câmara Municipal de Albufeira, diz que, “no sentido de minimizar a questão da sazonalidade e visando, evidentemente, potenciar o respetivo desenvolvimento económico do concelho, decidimos prolongar o período de época balnear de 18 de maio a 20 de outubro. Temos que entender, nós autarquia e os concessionários, que Albufeira é diferente do resto do país, temos especificidades próprias e condições que nos permitem aproveitar ao máximo a época balnear”.

O autarca destaca, ainda, duas situações que considera importantes e complementares: “Em primeiro lugar, o município de Albufeira é hoje em dia um embaixador do turismo português além-fronteiras que tem responsabilidades acrescidas nesta matéria. Prova disso é que somos reconhecidos um pouco por todo o mundo, pela qualidade das nossas praias, das nossas águas, dos acessos e dos nossos apoios de praia. Arrisco-me a dizer que hoje em dia Albufeira é tão ou mais reconhecida do que o próprio Algarve a nível internacional”, rematou.

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.