Erosão feroz das arribas ameaça provocar nova catástrofe

ouvir notícia

As chuvas fortes do último inverno aceleraram o processo de erosão das arribas, potenciando a queda de blocos nos areais

O aviso em relação à instabilidade das arribas no litoral algarvio repete-se este verão, mas com mais preocupação. E tudo por culpa da erosão costeira, que este ano está a avançar a um ritmo veloz. Apesar das derrocadas planeadas e reposição de areia, o perigo de desmoronamento é grande. Alguns casos são de tal modo graves que a proteção civil anda nas praias a alertar os banhistas para se afastarem de falésias instáveis que possam provocar uma nova tragédia

 

Algumas das praias mais bonitas e procuradas da região algarvia estão localizadas entre os concelhos de Aljezur e Albufeira, mas serão todas seguras? Segundo a Agência Portuguesa do Ambiente (APA), continuam a existir pelo menos 75 praias no barlavento algarvio que apresentam arribas em risco de erosão.

- Publicidade -

Nos últimos anos foram vários os episódios que alertaram para o perigo real de um desmoronamento, com consequências imprevisíveis para a segurança dos banhistas, assim como para a imagem turística da região. O caso mais grave aconteceu a 21 de agosto de 2009, quando um desmoronamento na praia Maria Luísa, em Albufeira, resultou na morte de cinco pessoas e ferimentos em outras duas, naquele que foi o maior acidente com arribas em Portugal desde que há registos oficiais.

Foi essa tragédia que acabou por consciencializar as pessoas – e de forma bastante brutal – para os riscos de estarem próximas de falésias instáveis na praia.

Hoje em dia, todas as praias onde há a possibilidade de desmoronamento de arribas já estão devidamente assinaladas, seja por avisos à entrada da praia, seja por sinalética colocada junto às arribas. No entanto, as autoridades avisam que, apesar de todos os esforços para evitar tragédias, “o perigo de desmoronamento é real”, seja por razões de erosão natural, seja pela pressão turística…

(NOTÍCIA COMPLETA NA ÚLTIMA EDIÇÃO DO JORNAL DO ALGARVE – NAS BANCAS A PARTIR DE 19 DE JULHO)

Nuno Couto|Jornal do Algarve

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.