Escola a tempo inteiro

LP
LPhttps://www.jornaldoalgarve.pt
Colaboradora. Designer.

É necessário refletir sobre o impacto da “Escola a tempo inteiro” que surgiu para resolver um problema social gerado pela falta de disponibilidade das famílias para acompanhamento das suas crianças. Criaram-se, assim, um conjunto de atividades enriquecedoras do currículo, de acesso gratuito, para todas as crianças. O que se verificou, realmente, foi que o espaço de tempo que muitas crianças tinham para usufruir de algum tempo livre foi ocupado por tempo de trabalho, com outras atividades letivas. Com o aumento significativo do horário escolar, o tempo livre para brincar, jogar e desenvolver outras atividades de livre escolha, por parte da criança, foi substancialmente diminuída.
A luta pela redução do horário semanal dos trabalhadores foi uma das mais importantes conquistas das sociedades industriais. Uma sociedade desenvolvida é aquela que proporciona a possibilidade do indivíduo usufruir de tempo para desenvolver tarefas autónomas e de participação voluntária, libertando-o, assim, das necessidades profissionais, mas, em simultâneo, possa desenvolver conhecimento e formação não intencional. Os tempos livres são, nesta sequência, da maior importância para o crescimento saudável das nossas crianças. Este conceito de “Escola a tempo inteiro,” com a criação das Atividades de Enriquecimento Curricular (A.E.C (s)) deve ser visto na ótica da valorização do tempo livre onde se aprende a brincar.
As atividades letivas permitem que as nossas crianças explorem e reflitam sobre a realidade e a cultura na qual vivemos e promove o desenvolvimento das capacidades relacionais, das atitudes e dos comportamentos. Assim sendo, é indispensável o uso de estratégias diferentes das que são usadas em sala de aula. É importante também que a metodologia se distancie das atividades formativas organizadas pelos adultos com uma estrutura escolarizada. É, por isso, necessário identificar o papel fundamental exercido pelas atividades de enriquecimento curricular nos domínios das relações interpessoais e cognitivas nas aprendizagens. Temos que facultar às nossas crianças a possibilidade de construírem a sua autonomia, ganhando espaço para desenvolverem o seu projeto de futuro e cidadania.

Beatriz Calafate
* Dirigente sindical do SPZS

Deixe um comentário

Exclusivos

Algarve comemora em grande os 50 anos do 25 de Abril

Para assinalar esta data, os concelhos algarvios prepararam uma programação muito diversificada, destacando-se exposições,...

Veículos TVDE proibidos de circular na baixa de Albufeira

Paolo Funassi, coordenador da concelhia do partido ADN - Alternativa Democrática Nacional, de Albufeira,...

Professor Horta Correia é referência internacional em Urbanismo e História de Arte

Pedro Pires, técnico superior na Câmara Municipal de Castro Marim e membro do Centro...

O legado do jornal regional que vai além fronteiras

No sábado passado, dia 30 de março, o JORNAL do ALGARVE comemorou o seu...

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.