Escola de Lagos vence na categoria “literacias” da Escola Amiga

ouvir notícia

O projeto nasceu com o objetivo de ser um espaço de liberdade e de criação, mostrando que os jovens alunos não estão na escola apenas para receberem conhecimentos teóricos, mas também pelo gosto e prazer de criarem, individualmente ou em grupo, fazendo o que realmente gostam e tem significado para eles.

“Literacia da escrita e da imagem-Poesia e Filosofia: “Voando nas Asas de um Bando de Poetas” foi sendo construído ao longo de três anos letivos consecutivos e terminado em junho de 2021, pelos alunos do curso de artes do Agrupamento de Escolas Gil Eanes. Iniciou-se no 10º ano para terminar no 12º ano, no âmbito da disciplina de Filosofia, cujo professor, ao perceber o potencial dos alunos, lançou o desafio para conceberem poemas sobre diferentes temáticas, muitas delas de escolha livre. Dado serem alunos de artes, o professor propôs aos autores dos poemas que também criassem as respetivas ilustrações.

Ao longo destes anos foi possível reunir material suficiente para a publicação de um volume (livro), como forma de dar corpo e significado a todo o empenho, esforço e dedicação dos jovens alunos, tornando evidente que o esforço recompensa e desta maneira motivá-los para futuros projetos em que possam vir a envolver-se.

- Publicidade -

No período de pandemia, marcado pelo longo confinamento e isolamento dos alunos relativamente à escola e à comunidade em geral, este projeto contribuiu para a manutenção da sua saúde mental/psicológica pela vinculação e manutenção dos compromissos assumidos, bem como pela liberdade emocional e o espaço de subjetividade que a escrita criativa/poética propicia, aliada à expressão artística do desenho e da pintura que integram este projeto.

A Família, pela sua importância de retaguarda, teve neste projeto um papel muito ativo na criação e manutenção das condições indispensáveis ao trabalho dos alunos propiciando a tranquilidade, o diálogo e a motivação sem as quais estaria comprometida a qualidade do trabalho desenvolvido. A Câmara Municipal de Lagos, através do pelouro da educação e da cultura, também desde logo se mostrou recetiva ao apoio deste projeto inserido numa escala mais alargada da relação da Escola com a Comunidade.

O vencedor desta categoria vai ficar com a sua biblioteca recheada de livros LeYa, no valor de 1000€, bem como usufruirá de prémios por partes de parceiros que se associaram à iniciativa.

A 4ª edição da Escola Amiga conta com o apoio da Católica Porto Business School, Faculdade de Educação e Psicologia | Universidade Católica Portuguesa, Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, Fábrica Centro Ciência Viva, Universidade de Aveiro, Ciência Viva, The Inventors, Fundação Altice, Associação ACEGIS, Ekui, Academia Ponto Verde, Associação Mutualista Montepio, Maped, note!, Clube de LeYtura e REN.

Esta edição conta com o apoio institucional do Ministério da Economia e da Transição Digital, do Ministério da Saúde e do Serviço Nacional de Saúde, do Ministério do Mar e do Ministério do Ambiente e da Ação Climática.

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.