Escolas de Lagos distinguidas com galardões Escola Ativa

Foram 11 as escolas de Lagos recentemente distinguidas com galardões do Programa Escola Ativa 2010/2011 (dois galardões Prata e nove galardões Bronze), distinção que considera o município um exemplo de boas práticas no âmbito do trabalho multidisciplinar que desenvolve junto das escolas de 1.º ciclo e do pré-escolar público do concelho.

O projeto Escola Ativa, cujo município de Lagos foi pioneiro na sua implementação ainda que com outra designação, surgiu no âmbito do Programa Regional de Combate à Obesidade Infantil na Região do Algarve (através da Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve) e consiste num conceito integrado de promoção e adesão à atividade física e desportiva nas escolas do 1.º ciclo e pré-escolar da região.

“O objetivo é melhorar a qualidade e a quantidade da prática dos alunos, através de estratégias cognitivo-comportamentais, e da sensibilização de toda a comunidade educativa para a problemática do sedentarismo infantil”, adiantam os responsáveis.

O projeto é implementado pela Direção Regional de Educação do Algarve, a Direção Regional do Algarve do Instituto do Desporto de Portugal, a Administração Regional de Saúde do Algarve e as 16 autarquias da região.

Em Lagos, foram 11 as escolas distinguidas com este galardão: 2 com Bandeira de Prata (EB1 da Luz e EB1 Bensafrim) e nove com Bandeira de Bronze (EB1 Santa Maria, EB1 Bairro Operário, EB1 nº3 de Lagos, EB nº1 de Lagos, EB1/JI da Ameijeira, EB1 do Chinicato, EB Sargaçal, EB Meia Praia e EB 2/3 das Naus).

Crianças dos seis aos dez anos mais obesas

- Publicidade -

No âmbito deste projeto, 2.382 alunos de Lagos também foram avaliados. O resultado dessa avaliação mostra que um por cento desses alunos sofre de magreza extrema, sete por cento de obesidade e os outros 92 por cento encontram-se nas zonas “saudável” e de “pré-obesidade”. Ainda de acordo com esta avaliação, a faixa etária onde se observam maiores níveis de obesidade é no 1º ciclo, em crianças dos seis aos 10 anos.

Em relação ao projeto Escola Ativa, foram distinguidas 143 escolas da região algarvia.

JA

Deixe um comentário

- Publicidade-spot_img

+ Populares

- Publicidade -festa-da-espiga

Leia Também

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Tem uma Dica?

Contamos consigo para investigar e noticiar

Tamanho da Fonte
Contraste