Escolas vão continuar a funcionar de forma gratuita até às 17h30

ouvir notícia

.

Ministério garantiu às associações de pais que não vão cobrar pelas atividades de enriquecimento curricular no 1º ciclo. Apoio ao Estudo vai ser reforçado.

As escolas do 1º ciclo vão continuar abertas até às 17h30, oferecendo várias atividades gratuitas até essa hora, garantiu quarta-feira à tarde o secretário de Estado do Ensino Básico e Secundário, João Grancho.

No final do mês passado, a possibilidade de as atividades de enriquecimento curricular (AEC), que decorrem entre as 15h30 e as 17h30, virem a ser pagas pelas famílias foi avançada pelo Diário de Notícias e não foi desmentida pelo ministro Nuno Crato.

- Publicidade -

Ontem, no final de reuniões com representantes dos municípios e da Confederação Nacional das Associações de Pais (Confap), João Grancho anunciou que o modelo de funcionamento das AEC vai mesmo ser alterado, mas que a gratuitidade de frequência é para manter.

A diferença, revelou o secretário de Estado, é que o período de duas horas destinado a estas atividades, onde se inclui o Inglês, a Música, o Apoio ao Estudo ou a Atividade Física, vai passar a ser de uma hora – entre as 16h30 e as 17h30. As atividades vão continuar a ser asseguradas pelas mesmas entidades, como autarquias, associações de pais e escolas.

O período entre as 15h30 e as 16h30 será assegurado pelo Ministério da Educação que quer reforçar nesse período as atividades de acompanhamento dos alunos do 1º ciclo, com vista à promoção do sucesso”, explicou João Grancho.

O apoio ao estudo será assegurado por professores do agrupamento de escolas que tenham disponibilidade no seu horário.

As AEC custam ao Ministério da Educação 87 milhões de euros por ano e a sua redução para metade do tempo implicará alguma poupança nesta matéria.

Isabel Leiria (Rede Expresso)
- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.