Escoteiros de Vila Real de Santo António celebram 95 anos

ouvir notícia

O Grupo 60 da Associação dos Escoteiros de Portugal cumpriu este mês 95 anos de existência em Vila Real de Santo António, sendo atualmente a mais antiga associação juvenil do Baixo Guadiana.

O grupo foi formado em Vila Real de Santo António a 4 de abril de 1925, mas apenas inaugurado oficialmente a 20 de julho de 1926, “representando o escotismo multiétnico, interconfessional e respeitando os princípios de tolerância, respeito e solidariedade difundidos pelo escoteiro-chefe mundial Robert Baden-Powell”, segundo o comunicado.

Em abril de 1925 “um grupo de jovens e adultos se juntou para trazer para a então vila pombalina o movimento fundado pelo Tenente-General Robert Baden-Powell, o herói de guerra inglês conhecido pela vitória alcançada no célebre cerco de Mafeking de 1899-1900”.

- Publicidade -

Entre os fundadores do Grupo 60 encontrava-se o escritor e poeta Vicente Campinas, que foi homenageado após a sua morte pelos escoteiros, numa cerimónia que decorreu na Biblioteca Municipal Vicente Campinas, a 3 de novembro de 2018.

Atualmente, os escoteiros têm dado apoio no Centro de Vacinação contra a covid-19, “fazendo justiça ao seu estatuto de associação juvenil de reconhecida utilidade pública”.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.