Escultura de Yoan Capote estará seis meses em Vila Real Sto António

ouvir notícia

A obra chama-se “Stress 2010” e representa uma metáfora do mundo de hoje

Desde a passada semana que um dos extremos da Avenida Ministro Duarte Pacheco (junto ao farol), em Vila Real de Santo António (VRSA), está embelezado com uma escultura de grandes dimensões. Trata-se da obra “Stress 2010”, da autoria do artista cubano Yoan Capote, que vai estar exposta na cidade pombalina durante os próximos seis meses.

Esta escultura, com cerca de 17 toneladas, surge em VRSA no âmbito do projeto Bienal Portugal Arte 10 e representa uma metáfora do mundo de hoje. As utilizações de formas geométricas, do ambiente urbano, aplicadas a uma parte específica do corpo (dentes de bronze), referem-se ao controle, ao desgaste e à fragilidade a que o indivíduo pode ser submetido nas grandes cidades de hoje.

“A participação neste projecto cultural assume para Vila Real de Santo António uma importância muito grande, especialmente por podermos ter no nosso município uma das muitas obras que fizeram parte desta Bienal Portugal Arte 10”, considera o presidente da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António. De acordo com Luís Gomes, esta mostra da escultura de Yoan Capote “para além de simbolizar uma característica muito comum do mundo actual – stress que se vive, nos nossos dias – é uma forma inovadora e criativa de poder proporcionar a todos os vila-realenses e visitantes, de forma descentralizada, o acesso e apreciação da arte contemporânea.”

- Publicidade -

Yoan Capote vive e trabalha em Havana (Cuba), tendo nascido em 1977 na província de Pinar del Rio. Completou os seus estudos no Instituto Superior de Arte (1991-1995), Havana, onde iniciou o ensino de Arte Visual. Recebeu o prémio UNESCO durante a 7.ª Bienal de Havana (2000).

Desde 2002 tem recebido várias bolsas, entre as quais Vermont Studio Center Clube (2002); Brownstone Fundação de Residência, (Paris, 2003), Pollock-Krasner Foundation Award (Nova Iorque, 2005) e John Simon Guggenheim Memorial Foundation Fellowship (Nova Iorque, 2006).

Entre as várias exposições individuais que tem realizado, destaque para a “Capote Animica”, na George Adams Gallery (Nova Iorque, 2004), e “Pensamentos Paralelos”, na Havana Galerie (Zurique, 2006). Coletivamente participou, entre outras, nas exposições “Body Language” (na George Adams Gallery, Nova Iorque, 2005), “Art Forum Berlin” (2006) e “Estudos de Casos: Arte em uma valise” (no Katonah Museum of Art, Nova Iorque, 2006).

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.