Espaços Internet certificam competências na área das tecnologias da informação

ouvir notícia

Espaço internet de Monte Gordo, no concelho de Vila Real de Santo António

Medida está inserida no âmbito do Plano de Emprego de Vila Real de Santo António

.

Os Espaços Internet de Monte Gordo e de Vila Nova de Cacela, concelho de Vila Real de Santo António (VRSA), já se encontram acreditados como Centros Emissores de Diploma de Competências Básicas em Tecnologias da Informação, permitindo a todos os interessados certificar o seu conhecimento nesta área.

- Publicidade -

A medida, lançada pelos técnicos daqueles espaços, faz parte do Plano de Emprego de VRSA, criado pela autarquia, em julho, e “constitui uma mais-valia curricular para os desempregados à procura de emprego”, consideram os responsáveis autárquicos.
A obtenção daquele diploma depende de aprovação num exame exclusivamente prático, com uma duração máxima de 60 minutos, que avalia o disposto na lei (D.L.140/2001 de 24 de Abril), não sendo sujeitos a avaliação quaisquer outros conhecimentos.

Entre outros requisitos, os candidatos deverão escrever, imprimir e guardar um texto, pesquisar informação na internet e receber e enviar correio eletrónico. Em caso de aprovação, o diploma será emitido e entregue após a realização do exame.

“No caso de o candidato necessitar de mais formação para a realização do exame, terá toda a colaboração dos técnicos afetos aos espaços internet, no âmbito das suas ações de formação periódicas”, frisa a autarquia vila-realense, arescentando que, apesar de não constituir um sistema de creditação ou formação profissional, o certificado “representa uma ferramenta de enriquecimento pessoal que visa uma eficaz integração na sociedade da informação e o combate à infoexclusão”.

Os interessados em obter o certificado de competências podem consultar o site www.diploma.umic.pt ou requerer informação por emails (eicacela@cm-vrsa ou [email protected]).

Atualmente, cada um dos espaços internet está equipado com mais de uma dezena de computadores, tendo o projeto recebido milhares de utentes ao longo dos seus oito anos de atividade. Além de Cacela e Monte Gordo, os munícipes dispõem igualmente de um ponto de acesso à internet na Biblioteca Municipal de VRSA.

O Plano de Emprego de VRSA constitui uma estratégia pioneira de ação local, lançada pela autarquia em parceria com o Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), que visa diminuir o número de desempregados no concelho.

Além de propor soluções com vista à implementação de políticas ativas de emprego e à criação de postos de trabalho, envolve todos os setores de atividade, partindo do princípio de que só uma intervenção de todos os operadores económicos do concelho pode contribuir para a redução do desemprego.

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.