Espanha: Banco central diz que novas regras da supervisão podem dificultar o financiamento das PME

ouvir notícia

O governador do Banco de Espanha manifestou-se hoje preocupado com o futuro do financiamento de pequenas e médias empresas no “novo universo bancário” marcado pela mais apertada regulação e supervisão.

Intervindo na abertura de um seminário sobre o setor financeiro espanhol, em Madrid, Miguel Angel Fernandez Ordóñez considerou que as alterações de regulação em curso levarão a “uma banca muito mais prudente”, o que pode penalizar as PME, onde o risco pode ser maior.

“É positivo que todas as alterações de regulação em curso pretendam assegurar que os bancos não voltem a criar os graves problemas que ocorreram em muitos países e acabaram contaminando todos”, disse.

- Publicidade -

“Mas terá que se admitir também que essa nova banca, por definição, vai estar menos disposto a emprestar a actividades empresariais com determinado nível de risco”, afirmou no seminário promovido pela Deloitte.

Nada impede que as mudanças em curso, insistiu, criem uma banca “muito mais prudente e centrada no trabalho de intermediação clássica”.

O que leva, explicou, a que se analise adequadamente “como os empreendedores podem contar com o financiamento suficiente para avançar com os seus projetos”.

Em termos gerais, Miguel Angel Fernandez Ordóñez analisou algumas das propostas de alteração à regulação e supervisão do sistema financeiro, sublinhando que quaisquer iniciativas internacionais dependem, necessariamente, “da melhoria da supervisão a nível nacional”.

Em paralelo, frisou, a regulação deve continuar a defender a convergência, a nível internacional, dos “padrões de supervisão”.

As entidades financeiras, disse Fernandez Ordóñez, devem por seu lado avançar já na planificação necessária “para se adaptarem ao novo ambiente de regulação da forma menos traumática possível”.

*** Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico ***

JA/Lusa

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.