Especialistas avisam: Impor abandono da sesta é uma “tortura” praticada em muitos infantários

ouvir notícia

Impor uma idade limite para a criança abandonar a sesta no jardim de infância é habitual em Portugal, mas pediatras e especialistas avisam que pode representar uma “tortura” e ser indicador de má qualidade de uma instituição.

Há crianças de três anos que deixam de cumprir o tempo de descanso após o almoço por decisão das instituições.

“Um bom jardim de infância tem a obrigação de ter duas salas: uma para as crianças de qualquer idade que precisem de dormir a sesta e outra onde ficarão a brincar as restantes”, defende o pediatra Mário Cordeiro.

- Publicidade -

O especialista lembra que dormir a sesta é uma necessidade fisiológica e que “não deixar dormir uma criança que precisa é quase tortura”.

“Não é por impedir de dormir a sesta que dormem melhor à noite”, recorda em entrevista à agência Lusa.

Um infantário da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) iniciou este ano uma experiência de não deitar meninos de três anos: tinham dificuldades a adormecer porque vinham com os ritmos trocados de férias e por estar calor, justifica a instituição em resposta à Lusa, acrescentando que o fez com o acordo dos pais.

Mas há pelo menos uma mãe que contestou esta “experiência”, que foi traumática para ela e para a filha, diz à Lusa.

“Ia buscar a minha filha e ela adormece imediatamente nos meus braços no autocarro a caminho de casa. Está em casa praticamente todo o tempo a dormir. Penso que a minha filha julga que só vive na escola. Acho isto de uma grande violência”, lamenta Vera.

Mário Cordeiro frisa precisamente a quantidade de relatos de pais que se queixam de distúrbios nos filhos a quem é imposto o abandono da sesta: “As crianças ficam com birras, cansadas e tristes, ao fim da tarde, que é a hora em que deviam estar disponíveis para estar com os pais, brincar em casa e serem cuidadas”.

A Santa Casa acabou já por abandonar a experiência esta semana, até porque não se enquadra nas práticas pedagógicas dos seus estabelecimentos de infância.

A investigadora do Departamento de Pedagogia da Universidade de Évora Assunção Folque recorda que os jardins de infância da rede pública “não têm em geral condições físicas e organizacionais para oferecer a possibilidade” de sesta.

“Mas isto deve-se ao facto de em tempos estas instituições terem apenas contemplado o tempo curricular e não o de apoio à família (mais de cinco horas de atendimento)”, justifica.

Assunção Folque destaca que a sesta deve ser uma possibiliade “a la carte” e não uma imposição ou proibição: “Há crianças que não querem ir para o jardim de infância porque as obrigam a dormir e crianças que adormecem durante as atividades da tarde sem que lhes seja dada oportunidade de espaço próprio para descansar”.

Outro problema são os horários rígidos para dormir impostos pelas creches e infantários. Por vezes impõem às crianças que permaneçam deitadas sem dormir e igualmente que se levantem antes de terem satisfeito a necessidade de sono, acrescenta a especialista em pedagogia infantil.

AL/JA

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.