Especialistas reúnem-se num congresso de zoos e aquários

Os 925 participantes provêm de mais de 400 entidades de várias áreas

ouvir notícia

Mais de 900 especialistas de cerca de 80 países vão participar, durante cinco dias, no 30.º congresso anual da Associação Europeia de Zoos e Aquários (EAZA), que este ano decorre em Albufeira.

Em comunicado, o parque oceanográfico Zoomarine, que coordena o evento, adianta que os 925 participantes provêm de mais de 400 entidades de áreas como a reabilitação, reprodução e genética, medicina veterinária, conservação da natureza, educação ambiental, gestão zoológica e legislação, entre outras.

Os trabalhos decorrerão no centro de congressos do NAU Salgados Palace Hotel, em Albufeira, entre terça-feira e sábado, estando prevista para quinta-feira uma visita oficial ao Zoomarine, para que os congressistas visitem os bastidores do parque e conheçam especialistas nacionais.

- Publicidade -

No mesmo dia, os congressistas participarão numa ação conjunta de devolução de uma ave reabilitada, que reúne o Zoomarine e o Centro de Recuperação e Investigação de Animais Selvagens, de Olhão (RIAS), entidade que será a destinatária do valor recolhido durante um leilão ‘silencioso’ que terá lugar nessa mesma noite.

“Finalmente, nesse mesmo dia, os congressistas terão a honra de assistir à plantação de um raro carvalho-de-Monchique, uma espécie de árvore criticamente ameaçada de extinção em Portugal”, estimando-se que existam menos de 300 exemplares, lê-se na nota.

Com esta ação, dar-se-á início formal ao Jardim Botânico do Zoomarine, “um passo acrescido e sustentado na missão de Conservação da Natureza do parque oceanográfico de entretenimento educativo fundado em 1991”, refere o parque.

A EAZA foi formada há 30 anos por um grupo “preocupado com a possível extinção de um número crescente de espécies”, que decidiu organizar-se “de modo a criar um instrumento europeu para a sua proteção”.

Foi assim que nasceu o Programa Europeu de Espécies Ameaçadas, que permitiu “otimizar a reprodução de vários indivíduos, de uma forma ética, científica e geneticamente responsável, prossegue o comunicado do Zoomarine.

“Pouco tempo depois, no seguimento desse esforço concertado de várias entidades europeias, de profissionais zoológicos e cientistas, emergia a EAZA, a Associação Europeia de Zoos e Aquários”, conclui o Zoomarine.

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.