Espécie de tartarugas dada como extinta pode existir nas Galápagos

ouvir notícia

Espécies híbridas descendem das tartarugas consideradas extintas há 150 anos

Tartarugas gigantes que inspiraram a teoria da seleção natural de Charles Darwin pensavam-se extintas, mas a descoberta de descendentes híbridos indica que a espécie ainda existe nas Ilhas Galápagos

.

Consideradas extintas há 150 anos, as tartarugas gigantes da espécie chelonoidis elephantopus podem ainda existir nas Ilhas Galápagos, sugere um estudo genético realizado pela Universidade de Yale e publicado no início da semana no jornal científico “Current Biology” .

- Publicidade -

A análise ao ADN de duas mil tartarugas da ilha Isabela, a cerca de 320 quilómetros da ilha Floreana, onde a espécie existiu há mais de um século atrás, revelou que pelo menos 84 destes animais são híbridos e resultam do acasalamento entre uma tartaruga chelonoidis elephantopus com um parceiro de outra espécie.

Com uma esperança média de vida que pode exceder os 100 anos, o facto de 30 destas tartarugas híbridas gigantes terem nascido há cerca de 15 anos aumenta consideravelmente as probabilidades dos seus progenitores ainda estarem vivos.

“A única forma destes híbridos existirem é descenderem de tartarugas de raça pura chelonoidis elephantopus que ainda existam na ilha. Estes híbridos são a primeira geração que resultou do cruzamento com outras espécies”, explica a bióloga Adalgisa Caccone, uma das autoras do estudo, ao jornal “USA Today”.

As várias espécies de tartarugas gigantes das Ilhas Galápagos inspiraram Charles Darwin em 1835, durante a sua visita ao local, contribuindo para o desenvolvimento da teoria da evolução por seleção natural.

Tartarugas e outras espécies ameaçadas

“Se encontrarmos os animais da espécie de tartarugas chelonoidis elephantopus podemos devolvê-los à sua ilha original, o que será crucial para manter a integridade ecológica destas ilhas”, afirma Adalgisa Caccone. Atualmente, 13 espécies de tartarugas gigantes das Ilhas Galápagos encontram-se ameaçadas e em vias de extinção.

Além das tartarugas, muitos outros animais em todo o globo encontram-se em vias de extinção por motivos que envolvem a degradação dos seus habitats, o clima ou a caça.

Ana C. Oliveira (Rede Expresso)

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.