Estado de Nova Iorque decreta estado de emergência

ouvir notícia

As autoridades já decretaram o estado de emergência e várias companhias aéreas cancelaram os voos. Todos os todos os transportes da cidade serão fechados às 19 horas locais (23h em Lisboa).

O presidente da câmara de Nova Iorque, Michael Bloomberg, ordenou hoje a retirada de 375 mil pessoas de zonas baixas da cidade devido ao furacão Sandy.

“Esta é uma tempestade grave e perigosa”, disse Bloomberg em conferência de imprensa.

- Publicidade -

Horas antes, o governador do estado, Andrew Cuomo, anunciou o encerramento de todos os transportes da cidade – metro, autocarros e comboios – às 19h locais (23h em Lisboa) e decretou o estado de emergência em todos os 62 condados, incluindo os de Nova Iorque.

As campanhas presidenciais de Barack Obama e Mitt Romney já foram avisadas para cancelarem as atividades na região. As companhias aéreas norte-americanas e a francesa Air France cancelaram todos os voos transatlânticos com destino aos aeroportos de Washington e de Nova Iorque. A TAP, contudo, anunciou que, por agora, não alterará as viagens previstas.

Os meteorologistas preveem que o Sandy atinja terra a sul de Nova Iorque, entre os estados do Delaware e de New Jersey, provavelmente na segunda-feira à noite.

Mas, tendo em conta a grande extensão da tempestade – com ventos fortes a soprarem a 800 quilómetros do olho do furacão – os efeitos da tempestade vão ser sentidos em Nova Iorque.

65 centros de acolhimento

Segundo o presidente da câmara, foram criados 65 centros de acolhimento nas escolas públicas da cidade “com todo o pessoal e os bens necessários”.

O furacão, que fez 65 mortos nas Caraíbas, dirigia-se hoje para norte, paralelamente à costa leste dos Estados Unidos, prevendo os especialistas que se cruze com uma frente de baixas pressões que o fortalecerá antes de chegar a terra.

O Centro Nacional de Furacões (NHC) dos Estados Unidos alertou hoje, num boletim emitido às 15h TMG (mesma hora de Lisboa), que o furacão deverá provocar inundações no centro da costa atlântica, incluindo na zona do porto de Nova Iorque.

O olho do furacão estava hoje de manhã cerca de 970 quilómetros a sul da cidade de Nova Iorque e avançava a uma velocidade de 22 quilómetros/hora para nordeste, segundo o NHC.

Com ventos constantes de 120 quilómetros/hora e rajadas mais fortes, o Sandy está classificado como um furacão de categoria 1 das cinco que compõem a escala de Saffir-Simpson.

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.