Estado Islâmico publica vídeo onde ameaça matar dois reféns japoneses

ouvir notícia

.

O Estado Islâmico (EI), também conhecido por Daesh, publicou esta manhã um vídeo onde exige um resgate para poupar a vida a dois reféns japoneses, Haruna Yukawa e Kenji Goto.

No vídeo, que partilha características com outros divulgados anteriormente pelo grupo, é possível ver-se um homem de cara tapada, que faz as declarações, e os dois reféns, vestidos de laranja, segundo relata a agência Reuters.

O sequestrador dá ao povo japonês um prazo de 72 horas para pressionar o seu Governo a parar o seu “tonto” apoio à coligação internacional que combate o Daesh no Iraque e na Síria.

- Publicidade -

Os reféns poderão ser salvos se for entregue um resgate de “200 milhões”, garante o homem de rosto tapado. Este não especifica em que moeda, mas na legenda é possível ler-se “200 milhões de dólares” (172,5 milhões de euros). O valor pode estar relacionado com a promessa do primeiro-ministro japonês Shinzo Abe, que a 17 de janeiro garantiu que irá doar esse valor aos países que estão a combater o EI.

Segundo o “The Wall Street Journal”, o Governo japonês está a confirmar a veracidade do vídeo. “Isto é imperdoável e sinto um forte ressentimento”, afirmou Shinzo Abe nas primeiras declarações aos jornalistas, garantindo que tudo está a ser feito para libertar os reféns.

Abe está atualmente em viagem no Médio Oriente, mas a agência noticiosa Kyodo garante que o primeiro-ministro irá cancelar parte da sua viagem para lidar com o caso dos reféns.

RE

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.