Estados Unidos pedem desculpa à União Europeia

ouvir notícia

O vídeo com o áudio do suposto telefonema de Victoria Nuland foi colocado na Internet com legendas em russo

A diplomata norte-americana responsável pelos assuntos europeus, Victoria Nuland, pediu desculpas aos seus interlocutores da União Europeia pelos comentários por si proferidos, após ter sido colocado na Internet o registo de um suposto telefonema seu com o embaixador norte-americano na Ucrânia.

“Então seria ótimo, penso eu, para ajudar a colar esta coisa, e, ter as Nações Unidas a ajudar a colar e, sabes, que se f… a União Europeia”, refere a voz feminina, supostamente de Victoria Nuland, numa conversa sobre a resolução da situação na Ucrânia onde se falou sobre que líder da oposição será apoiado pelos Estados Unidos. A diplomata manifestou-se contra o líder ucraniano Vitaly Klitschko.

“Nós temos de fazer algo para fazer isso juntar-se, porque podes ter a certeza que se isso começar a ganhar altitude os russos vão começar a trabalhar nos bastidores para lançarem os seus torpedos”, responde a voz masculina, atribuída ao embaixador Geoffrey Pyatt.

- Publicidade -

O registo áudio foi colocado no YouTube sob o título “Maidan’s puppet” (“Fantoches de Maidan”, em referência à praça da capital ucraniana onde se centraram os protestos) e com legendas em russo.

Nuland “tem estado em contacto com os seus interlocutores da União Europeia e, claro, que pediu desculpa por estes referidos comentários”, afirmou a porta-voz do departamento de Estado norte-americano, Jen Psaki, citada pelo “The Guardian”.

Apesar de não confirmar nem desmentir a autenticidade do registo de áudio, Psaki disse que caso a interceção, gravação e divulgação do telefonema privado tenha sido efetuada pela Rússia “isso representaria uma descida de nível”.

RE

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.