Estão ou não reunidas as condições de segurança sanitárias nas escolas?

O ano de 2020 vai ficar na história mundial devido à pandemia de COVID 19. É neste contexto que, na semana de 14 a 17 de setembro, o ano letivo 2020/2021 vai começar.


As escolas encerraram a 16 de março devido ao agravamento, no nosso país, dos números de infetados pelo coronavírus.


As semanas seguintes foram de muito trabalho para as escolas, docentes e alunos (e suas famílias) de forma a continuarem o trabalho já iniciado e que resultou no chamado “ensino a distância”.


No final do 2.º período e ao longo do 3º período do ano letivo 2019/2020 todos (docentes, alunos e famílias) percebemos que o processo de ensino-aprendizagem da escolaridade obrigatória não resulta bem à distância. O conceito de ensino-aprendizagem implica a relação direta e presencial entre docente e aluno/a(s).


De março a setembro passaram 6 meses. As escolas encerraram a 16 de março e o novo ano letivo terá início entre 14 e 17 de setembro. Passaram 2 meses desde o final do ano letivo 2019/2020. Perante a perspetiva de não desagravamento da situação sanitária devido à COVID 19, o Ministério da Educação e o governo deveriam ter enviado orientações específicas e em conformidade com as orientações gerais da Direção Geral da Saúde, para as escolas organizarem o ano letivo 2020/2021, em segurança e salvaguardando a proteção de todos.


Este não foi o entendimento do Ministério da Educação/Governo, deixando, mais uma vez, para cada escola a responsabilidade total de implementação das condições sanitárias. As orientações genéricas que chegaram às escolas desrespeitam as normas de segurança sanitárias exigidas pela Direção Geral da Saúde (DGS). Por exemplo, a DGS recomenda a divisão de turmas em pequenos grupos e o distanciamento de 2 metros entre alunos… o que chegou às escolas refere distanciamento de 1 metro… “sempre que possível”.


Ora, com as orientações da DGS as escolas eram obrigadas a constituir turmas mais pequenas para cumprir o distanciamento de 2 metros, mas com as orientações do Ministério da Educação/governo as escolas não são obrigadas a estas alterações, mantendo a dimensão das turmas, tal como em nos anos anteriores à pandemia da COVID 19.


Este é um exemplo em que é fácil perceber que a DGS exige oficialmente (e bem) mas não obriga que o próprio governo implemente essas medidas, nomeadamente nas escolas.


Como é que cada escola vai organizar o retorno às aulas presenciais de todos os alunos (desde a creche até ao ensino secundário)? Estão ou não reunidas as condições de segurança sanitárias?


Vamos saber na próxima semana!
É tarde!

Ana Simões

Educadora de Infância, Dirigente sindical e coordenadora distrital de Faro – SPZS

Deixe um comentário

Exclusivos

Autarca de Tavira garante que Plano de mobilidade tem “as melhores soluções”

O estudo do Plano de Mobilidade Sustentável da cidade de Tavira, encomendado em 2019...

Extrema-direita é primeira força política na região

A vitória do Chega no distrito de Faro, com 27,19% dos votos, foi a...

Água lançada ao mar pelo Alqueva daria para encher barragens algarvias

A Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas do Alqueva (EDIA), com sede em Beja, anunciava...

As expetativas dos algarvios para as eleições legislativas

As perguntas Quais são as expetativas que tem para estas eleições legislativas? Tem acompanhado os debates?...

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.