Estradas de Portugal reforça cobrança de portagens na A22

ouvir notícia

.

A empresa Estradas de Portugal pretende colocar mais um dispositivo para a cobrança de portagens na Via do Infante, junto ao que já existe na fronteira do Guadiana, para evitar as longas filas de espera verificadas na semana da Páscoa.

“Pondera-se fazer um reforço do número de máquinas de venda automática que estão nas fronteiras de Vila Real de Santo António e em Vilar Formoso e também ponderamos o aumento do número de vendas a partir de Terminais de Pagamento Automático (TPA)”, revelou, em declarações à TSF, Mário Fernandes, diretor de Relações Institucionais da empresa Estradas de Portugal.

No entanto, o mesmo responsável recordou que a forma mais cómoda de realizar o pagamento “é fazê-lo online”, logo no país de origem e ainda antes de chegar a Portugal. “Essa é a forma que assegura que não haja nem incómodos nem demoras”, explicou.

- Publicidade -

António Pina: “Mais uma máquina é chuva de Verão, não serve para nada”

Entretanto, e citado pelo diário Público, o presidente da Entidade Regional de Turismo do Algarve (ERTA), António Pina, considerou que, o período que decorreu desde a introdução de portagens na Via do Infante “já provou que o sistema é bastante prejudicial para a economia”.

“Haja coragem de fazer um estudo para avaliar se introdução de portagens está a favorecer a economia do país. Instalar mais uma máquina é chuva de Verão, não serve para nada”, afirmou o presidente do Turismo do Algarve.

Utentes preparam mais ações de protesto

A Comissão de Utentes da Via do Infante já agendou mais uma assembleia de utentes, que terá lugar no próximo sábado, às 16h00, na sede do Moto Clube do Guadiana, localizada junto à estrada nacional 125, na zona da Aldeia Nova, concelho de Vila Real de Santo António.

O objetivo é discutir a questão das portagens na Via do Infante e as suas consequências no Algarve, bem como debater e aprovar novas iniciativas e ações a favor da suspensão das portagens.

“Neste debate, onde se espera a presença de alguns espanhóis de Andaluzia, será equacionada uma marcha lenta conjunta sobre a Ponte Internacional do Guadiana”, revelam os responsáveis.

A Comissão de Utentes da Via do Infante revelou, ainda, que já endereçou convites às câmaras municipais, à AMAL e a outras entidades e associações da região para subscrever o denominado Manifesto Luso-espanhol de Apoio à Área Transfronteiriça (Algarve-Huelva) Livre de Portagens.

Recorde-se que este manifesto foi assinado no passado dia 9 de março, em Huelva, na sede da Federação Onubense de Empresários, entre aquela comissão e cerca de três dezenas de associações empresariais, sindicais e de transportes, bem como representantes políticos da Andaluzia, incluindo o presidente do município de Ayamonte e o secretário-geral da Federação Nacional das Associações de Transportadores de Espanha.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.