Estudante inventa ‘t-shirts’ para confundir Facebook

ouvir notícia

Descontente com o sistema de reconhecimento facial do Facebook, a estudante de design holandesa Simone C. Niquelle resolveu contra-atacar e criou t-shirts que confundem o algoritmo criado pela rede social.

Para a tese de mestrado ‘FaceValue’, a designer usou fotografias distorcidas de famosos como Barack Obama ou Michael Jackson, repetindo-as várias vezes, criando assim o padrão da t-shirt, e desse modo tentar confundir o algoritmo de reconhecimento facial do Facebook.

A tese é simples: se vestirmos a blusa, tirarmos uma fotografia e a colocarmos na rede social, a ferramenta de identificação facial fica confusa com tantos rostos famosos, tornando-se difícil reter a informação realmente válida.

- Publicidade -

Apesar do processo ser simples não é infalível, ou seja, não impede que a cara do “dono” do perfil seja reconhecida, apenas faz com que o processo seja mais demorado.

O Facebook gosta de associar uma cara a um nome e Simone tentou que isso não fosse tão linear como parece ser. Até que a ideia seja bem sucedida, o melhor será mudar a fotografia de perfil para uma do seu cão ou de uma paisagem.

 

André de Atayde
JA|Rede Expresso

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.