Estudo: Mais de metade da população não usa Internet

ouvir notícia

Cerca de 40% dos portugueses costuma navegar na Internet, um aumento desde 2008, mas que ainda não chega a metade da população, de acordo com um estudo do Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, do Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE), que será apresentado esta quarta-feira, na 11ª Conferência Anual do World Internet Project, organizada por aquela instituição de ensino superior, em Lisboa.

Segundo a pesquisa, revelada pela TSF, os jovens entre os 15 e os 25 anos são aqueles que mais percorrem a rede global, sendo que, por outro lado, as pessoas com mais de 45 anos (70%) são as que não têm acesso à Internet.

Enviar mensagens é a actividade mais realizada, sendo referida por 55% dos inquiridos que afirmou navegar online. Para 15% dos utilizadores, a Internet é, sobretudo, para consultar jornais. Ler blogs, jogar e fazer downloads estão no topo das preferências, enquanto pagar contas, procurar emprego e investir são as actividades menos realizadas pelos cibernautas.

- Publicidade -

As redes sociais, como o Facebook ou o Hi5, são as mais populares, sendo que metade dos entrevistados afirma que tem mais de uma centena de amigos registados e procura, através daqueles sites de relacionamento, trocar ideias, mensagens, fotografias e vídeos.

Das 1.200 pessoas inquiridas, um quarto garante que não tem qualquer vontade de usar a Internet, nem agora, nem no futuro. Destes, 26% argumenta que não sabe navegar, 44% afirma que a rede global não tem interesse e não é útil e cerca de 10% considera que a Internet é cara. Televisão, rádio e jornais continuam à frente da Web, na busca por divertimento e informação.

JA

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.