Estudo aponta falta de diários na imprensa regional portuguesa

ouvir notícia

O papel que cabe à imprensa regional está dificultado pelo facto de apenas 18 das 728 publicações existentes em território nacional terem periodicidade diária, refere um estudo do organismo regulador dos media que será apresentado na quarta feira.

“Um dos dados relevantes deste capítulo reside na constatação da fraca presença de diários na imprensa regional – apenas 18 títulos (2,3 por cento) -, o que dificulta o cabal cumprimento do papel que cabe à imprensa regional”, refere a Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) no capítulo dedicado à caracterização geral do setor do estudo a que a Lusa teve acesso “Imprensa Local e Regional em Portugal”.

O estudo refere ainda que “esse papal torna-se ainda mais importante pelo facto de a imprensa nacional não favorecer a cobertura da atualidade local e regional e de ser escassa a existência de edições regionais dos diários nacionais”.

- Publicidade -

“A cobertura jornalística da atualidade regional é um elemento essencial para uma democracia pluralista”, conclui.

A maioria (37,5 por cento) dos jornais de âmbito local e regional são mensários, seguindo-se os semanários (29,4 por cento) e os quinzenários/bimensais (23,9 por cento).

Além dos 18 títulos diários, existem ainda alguns com periodicidade bissemanal, trissemanal ou trimensal (2,5 por cento).

O estudo refere ainda que 4,3 por cento das publicações locais e regionais são editadas exclusivamente online.

O estudo analisa também a distribuição geográfica das publicações.

O Porto é o distrito com maior número de títulos de imprensa local e regional (85), seguindo-se Aveiro (67) e os distritos de Braga e Leiria (ambos 56).

Por outro lado, o distrito de Beja é o que tem menos publicações (nove), seguido de perto por Bragança e a Região Autónoma da Madeira (ambos onze).

Os jornais diários de âmbito local e regional existem apenas nos distritos de Aveiro, Braga, Coimbra, Évora, Leiria, Porto e Viseu e nas regiões autónomas da Madeira e dos Açores.

O estudo “Imprensa Local e Regional em Portugal” é apresentado na quarta feira em Lisboa numa conferência promovida pela ERC.

JRS

Lusa/JA

***Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico***

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.