Estudo sobre Parkinson debruça-se sobre realidade algarvia durante este mês

ouvir notícia

A Associação Portuguesa de Doentes de Parkinson(APDPk) vai estudar a prevalência desta doença na população algarvia. O estudo vai decorrer durante este mês no Algarve, é apoiado pela Direção-Geral da Saúde e deverá ser multiplicado por outras zonas do país durante os próximos meses.

As equipas vão estar em Faro a partir de hoje e o calendário indica que vão passar por Tavira no dia 10, em Loulé no dia 12 e em Lagoa no dia 19.
De acordo com a associação este é um estudo pioneiro a nível nacional que irá permitir perceber a prevalência da doença entre os portugueses. A presidente da APDPk, Helena Machado explica que “este estudo vai permitir ter dados comparativos com os de outros países da Europa. Além disso, é um motivo de grande orgulho para a Associação, que desta forma vai poder estimar com mais rigor o número de pessoas portadoras da doença e ajudá-las”.
Já o neurologista do Hospital de Santa Maria e coordenador científico deste estudo, Joaquim Ferreira, explica que “até à data, não há evidência de quaisquer estudos epidemiológicos de base populacional realizados em território nacional para determinar a prevalência de DPk. Torna-se por isso essencial a implementação de um estudo epidemiológico para o desenvolvimento de estratégias de saúde adaptadas ao real número de doentes”.
A avaliação inclui a aplicação de um questionário e uma escala de diagnóstico de presunção da doença. Esta fase irá ser concretizada de forma presencial em domicílios escolhidos aleatoriamente. Na segunda fase, aos inquiridos identificados como tendo diagnóstico suposto desta doença ou que estejam a tomar medicação anti-parkinsónica será proposta a realização de uma consulta com um neurologista para confirmação do diagnóstico, num hospital próximo da residência.

Sobre a Doença de Parkinson (DPk):

- Publicidade -

A doença de Parkinson é uma doença neurológica degenerativa do sistema nervoso central, para a qual ainda não existe cura. É a segunda doença neurodegenerativa mais comum, atingindo mais de uma em cada mil pessoas na Europa. Em Portugal, estima-se que cerca de 20 mil portugueses sofrem de Parkinson, embora não existam dados concretos.
A APDPk é uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPPS) com sede em Lisboa e tem delegações em todo o país. Os seus principais objetivos são a sensibilização para a doença de Parkinson, apoio aos doentes e angariação de meios para intervir junto dos organismos competentes.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.