EUA, Canadá e seis países europeus vão armar curdos

ouvir notícia

.

O Secretário da Defesa norte-americano, Chuck Hagel anunciou esta terça-feira que os EUA, França, Itália, Reino Unido, Dinamarca, Croácia, Albânia e Canadá vão fornecer armas às forças curdas para combater os extremistas do Estado Islâmico no norte do Iraque.

“Este esforço internacional, que se fará em coordenação com o governo iraquiano em Bagdade, irá fornecer grande apoio às forças curdas na sua luta contra a ameaça terrorista brutal que enfrentam”, explicou aquele responsável, sublinhando que “nos próximos dias” deverão surgir mais países que vão apoiar as forças curdas.

Na semana passada, o governo italiano já tinha anunciado a sua disponibilidade para enviar material militar às forças curdas, depois da União Europeia ter decidido, a 15 de agosto, respeitar as decisões individuais de cada Estado membro sobre a guerra no Iraque.

- Publicidade -

Além de fornecer armas aos curdos, os Estados Unidos têm bombardeado diariamente alvos do Estado Islâmico no norte do Iraque, nas duas últimas semanas. A força aérea americana atacou já várias vezes os jihadistas ultrarradicais que tinham assumido regiões inteiras no Iraque e na Síria.

RE

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.