EUA espiam Brasil em larga escala

ouvir notícia

.

Jornal “O Globo” revela ter tido acesso a documentos de Edward Snowden.

O Brasil é um dos alvos prioritários do sofisticado programa de espionagem do governo dos EUA à escala mundial. O jornal “O Globo” garante ter tido acesso a documentos que o informático Edward Snowden reuniu nos últimos quatro anos em que trabalhou na Agência de Segurança Nacional (NSA) dos EUA.

Milhões de emails e ligações de pessoas residentes ou em trânsito por este país da América Latina foram intercetados pela ‘máquina’ dos serviços secretos norte-americanos nos últimos dez anos.

- Publicidade -

“Não há números precisos”, segundo o jornal, mas em janeiro do ano passado o Brasil ficou “pouco atrás” dos EUA, que monitorizou 2,3 mil milhões de chamadas telefónicas e mensagens de cidadãos norte-americanos. Apesar de “incerto” o número de pessoas e empresas vigiadas, os registos da NSA são expressivos e denotam que o volume de dados filtrados é “constante e em grande escala”.

“O Brasil, com extensas redes públicas e privadas digitalizadas, operadas por grandes companhias de telecomunicações e de internet, aparece destacado em mapas da agência americana como alvo prioritário no tráfego de telefonia e dados (origem e destino), ao lado de nações como China, Rússia, Irã e Paquistão”, sublinha o diário.

A NSA estabeleceu “parcerias estratégicas” com mais de 80 das maiores empresas globais para o desenvolvimento de software que permita ampliar o acesso às comunicações fora das suas fronteiras. Entre eles está o Fairview, um programa utilizado em parceria com uma grande companhia de telecomunicações dos EUA – que os registos recolhidos por Snowden não especificam – e que fazem a “ponte” através de “relações de negócios” com outras empresas em vários países no mundo, entre eles o Brasil.

Raquel Pinto (Rede Expresso)
- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.