Eurobarómetro revela pessimismo português face à situação económica

ouvir notícia

O Eurobarómetro procurou saber qual a opinião pública na União Europeia (UE) relativamente a Portugal. O inquérito foi aplicado durante o outono de 2010 e revela que os europeus consideram que a situação económica portuguesa “é marcadamente negativa”. Dos portugueses inquiridos, seis por cento diz que a situação económica nacional é “boa” enquanto os restantes 93 por cento considera a situação “má” ou “ muito má”.
Uma opinião que se reflete na avaliação da situação do emprego em Portugal. De acordo com os dados divulgados pela Comissão Europeia, as “avaliações Avaliações negativas são especialmente evidentes nos países mais afetados pela crise da dívida soberana: Grécia, Espanha e Irlanda são os únicos países onde a avaliação do mercado de trabalho é mais negativa que em Portugal”.
Quanto ao futuro, apenas cinco por cento dos portugueses diz acreditar que a situação económica nacional vai melhorar durante este ano. Portugal revelou-se ainda o país da UE onde foi menor a percentagem de inquiridos com expectativas positivas em relação à situação do emprego e onde é acentuado o pessimismo em relação ao futuro individual e nacional.
O inquérito revela ainda uma tendência negativa da avaliação da integração europeia “embora se mantenham opiniões favoráveis em relação à UE, ao alargamento e à integração europeia nos domínios da economia, da política externa e da defesa e segurança”.
O relatório deste estudo revela que os inquiridos consideram a UE como a instituições melhor posicionada para agir de forma eficaz contra crise económica e financeira atual.
Por outro lado, os portugueses inquiridos “apoiam um aumento do défice público para gerar emprego, e atribuem menor prioridade à consolidação orçamental que os europeus em geral”.

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.